Jogo invisível? Entenda por que Fortaleza e Athletico-PR pode não ter transmissão de TV
Escolha da Turner por transmitir outra partida na mesma rodada do jogo do Leão pode acabar tornando a partida "invisível"
10:33 | Ago. 05, 2020
A Série A já tem início marcado para este fim de semana e uma dúvida paira na cabeça do torcedor tricolor: afinal, o jogo entre Fortaleza e Athletico-PR terá transmissão ou não? Por enquanto, a resposta é uma incógnita, já que a Turner, detentora dos direitos de transmissão das partidas de Leão e Furacão, escolheu usar a MP 984 e acabou criando uma confusão na grade.
A Turner é detentora de dois canais que transmitem jogos: TNT e Space. No sábado, Fortaleza e Athletico se enfrentam às 19 horas, no Castelão, enquanto Coritiba e Internacional se encontram no mesmo dia, mas às 19h30min. A empresa televisiva escolheu passar o jogo do Coxa na TNT. Mesmo assim, o torcedor tricolor poderia assistir ao duelo do Leão no Space. Mas é aí que está o problema.
O contrato da Turner com os times a autoriza a transmitir dois jogos por rodada. Ao invés de escolher o jogo do Tricolor e do Furacão, que têm contratos firmados com, o canal TNT se programou para transmitir Palmeiras e Vasco no domingo, mesmo o Vasco não tendo contrato. A empresa se utilizou da “MP do mandante” para que o Alviverde vendesse os direitos da sua partida.
O Athletico-PR tem contrato com a Globo, então o jogo pode ser transmitido na TV aberta, por exemplo. Mas o horário e o dia da partida não encaixam na grade da emissora. Outro detalhe é que o time paranaense não tem acordo de pay per view. Portanto, o Premiere não poderá exibir o duelo, o que dificulta ainda mais a situação. O serviço até poderia transmitir o jogo usando a MP, mas a Globo é contra a medida.
Dentro dessa confusão, porém, existe uma "luz no fim do túnel": o jogo do Palmeiras foi adiado devido à disputa da final do Campeonato Paulista. Assim, a Turner pode escolher transmitir outra partida na mesma rodada, e uma delas poderia ser a do Fortaleza, já que a empresa tem direitos sobre os dois times envolvidos.
O Fortaleza poderia até se utilizar da MP 984 para transmitir a sua estreia na Série A na TV Leão, mas a diretoria tricolor não acena de forma tão positiva para essa ideia. Quando consultado pelo Esportes O POVO ainda no início da polêmica, o presidente tricolor, Marcelo Paz, respeitou a decisão da emissora de não passar o jogo contra o Athletico.
Segundo pesquisa do jornalista Luca Laprovitera, este pode ser a primeira partida do Fortaleza a não ter transmissão de TV desde 2016. Na ocasião, a equipe enfrentou o Botafogo-PB pela última rodada da fase de grupos da Série C do Brasileirão.