Histórico recente de Fortaleza e São Paulo tem gol de Clodoaldo por Rogério Ceni

Rogério Ceni foi personagem marcante no histórico recente entre Fortaleza e São Paulo. Mas não guarda boas lembranças.

17:49 | Mai. 07, 2019

Em 2005, Clodoaldo fez gol marcante em Rogério Ceni, então goleiro do São Paulo. (foto: FCO FONTENELE/O POVO)>

No próximo domingo, às 19h, na Arena Castelão, Fortaleza e São Paulo se enfrentam pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro em um confronto que envolve, além dos três pontos, histórias paralelas. Uma delas é a do reencontro de Rogério Ceni, hoje treinador do Leão do Pici, com o Tricolor, onde construiu toda sua carreira como jogador profissional. E para sair de campo vitorioso, o ex-goleiro terá que derrubar um retrospecto desfavorável.

Nas 14 vezes em que São Paulo e Fortaleza se enfrentaram em Campeonatos Brasileiros, o time paulista levou a melhor em 8 delas. O histórico ainda conta com três empates e três vitórias do Leão do Pici. Por outro lado, o retrospecto dos últimos três jogos é favorável ao Tricolor do Pici, que não sabe o que perder para o time paulista há três partidas.

O curioso é que a sequência invicta começou com um jogo inesquecível na memorável. Era a penúltima rodada da 1ª Divisão do Brasileiro de 2005, no dia 27 de novembro. Com recorde de público no Castelão (foram 55.461 espectadores na partida), o Leão venceu por 1 a 0. A partida foi decidida com um gol de Clodoaldo sobre Rogério Ceni, que defendia o gol do time paulista. O lance que decretou a vitória ocorreu aos 27 minutos da etapa final. Rinaldo desceu pela direita e lançou Clodoaldo na área. O Capetinha do Pici deu um toque sutil na bola, na saída de Ceni, e balançou as redes. Foi o último gol de Clodoaldo antes de sua polêmica saída do Leão.

Em 2006, as duas equipes voltaram a se enfrentam no Castelão, pela Série A. De novo, o Tricolor cearense levou a melhor sobre os paulistas venceram por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Finazzi. Mas o destaque da partida foi o goleiro Maizena, que 'fechou o gol', fez grandes defesas e garantiu o triunfo da equipe do Pici. No jogo de volta do Brasileirão daquele ano, os dois times empataram em 1 a 1. As duas equipes estavam em lados opostos da tabela. Os paulistas eram os líderes do Campeonato e o Leão do Pici estava na Zona de Rebaixamento.

Os dois gols saíram no final do jogo. Aos 41 minutos, Rinaldo abriu o placar para o Leão de cabeça. Dois minutos depois, Lenílson empatou de voleio. Nos acréscimos, o São Paulo teve uma única de virar o jogo, quando teve um pênalti a seu favor. Já consagrado como goleiro-artilheiro, Rogério Ceni, então capitão do São Paulo e atual técnico do Fortaleza, bateu a penalidade, mas viu sua cobrança ser defendida por Albérico, que espalmou para o lado e virou o 'herói' do empate'. De lá para cá, os dois times não mais se enfrentaram. Passados 13 anos, o reencontro se aproxima. (com informações da Gazeta Esportiva)

VEJA MAIS: COMO JOGA O FORTALEZA DE ROGÉRIO CENI NO BRASILEIRÃO | NA PRANCHETA #54