Justiça recebe denúncia do MPCE contra 82 torcedores envolvidos em brigas no Clássico-Rei

Justiça recebe denúncia do MPCE contra 82 torcedores envolvidos em brigas no Clássico-Rei

Denunciados foram enquadrados por associação criminosa, lesão corporal qualificada, resistência, desobediência, explosão, tumulto e corrupção de menores

A Justiça do Ceará recebeu na tarde desta sexta-feira, 14, a uma denúncia contra 82 torcedores que estiveram envolvidos em brigas e tumulto durante o primeiro Clássico-Rei de 2025, no dia 8 de fevereiro, na Arena Castelão. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) por meio da 187ª Promotoria de Justiça de Fortaleza.

De acordo com os autos, a denúncia abrange confronto entre torcedores dos grupos “Bonde dos Hooligans (BDH)”, composto por torcedores do Fortaleza, e “Bonde da Aliança Listrada”, formado por torcedores do Ceará. Na ocasião, antes de a bola rolar no Gigante da Boa Vista, os integrantes arrumaram confusão em pelo menos cinco pontos da capital cearense. Um dos principais pontos de tumulto foi a avenida Osório de Paiva, na altura do bairro Canindezinho, onde torcedores eram escoltados pela Polícia Militar. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Ao todo 116 pessoas foram detidas horas antes da partida por conta das confusões, sendo 86 adultos e 27 adolescentes. 82 deles tiveram a prisão preventiva decretada no domingo, 9. Os denunciados foram enquadrados por associação criminosa, lesão corporal qualificada, resistência, desobediência, explosão, tumulto e corrupção de menores. O artigo 251 do Código Penal Brasileiro, que aborda as explosões, foi incluso por conta de artefatos explosivos caseiros, além de pedras, pedaços de madeira, rojões, barras de ferro e armas brancas que foram encontrados com os grupos.

As brigas também geraram repercussões negativas aos clubes. Tanto Ceará quanto Fortaleza foram punidos pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) por dois jogos sem mando de campo e multa de R$ 30 mil em partidas do Campeonato Cearense. Ambos os times irão recorrer da decisão. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar