Elmano fará reunião com clubes sobre o uso do Castelão e preservação do gramado

O petista e governador do Ceará comentou em conversa com o Esportes O POVO sobre a necessidade de alinhar quais campeonatos os clubes disputarão na praça esportiva

17:52 | Dez. 26, 2024

Por: Mateus Moura
Gramado da Arena Castelão foi alvo de críticas durante a temporada de 2024. A praça esportiva foi a segunda que mais recebeu jogos no Brasil na temporada (foto: Divulgação / Arena Castelão)

Em conversa com o Esporte O POVO nesta quinta-feira, 26, o governador Elmano de Freitas falou sobre as condições da Arena Castelão para a próxima temporada. O petista contou que pretende fazer uma reunião com Ceará e Fortaleza para alinhar algumas questões quanto ao uso da praça esportiva, o que envolve, consequentemente, as condições do gramado.

“Primeiro, eu quero fazer uma conversa com os clubes sobre o Castelão. Precisamos garantir que a utilização do gramado seja adequada para garantir um gramado de qualidade para os eventos. Isso implica em que campeonato nós usaremos o Castelão e quais nós não usaremos”, disse.

“Vamos programar uma reunião com o Ceará, o Fortaleza, o Ferroviário e a própria Federação Cearense de Futebol. Também discutiremos a utilização do equipamento para atividades como shows e tudo mais. Vamos buscar a compatibilização”, concluiu.

A Arena Castelão terminou a temporada de 2024 como o segundo estádio que mais recebeu partidas no Brasil. A praça esportiva cearense sediou 63 jogos, sendo o Fortaleza o clube que mais vezes utilizou o espaço – foram 36 partidas do Leão. O Ceará, por outro lado, disputou 27 confrontos.

Além da Série A e Série B do Brasileiro, o equipamento também foi palco de duelos da Copa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Campeonato Cearense. No país, somente o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), teve mais jogos: 70 ao todo. Para 2025, Elmano espera um cenário semelhante ao de 2024 em questão de número de partidas no estádio cearense.

“Não me parece que vamos ter muitos jogos a mais, porque o Ceará deixou de jogar a Série B para jogar a Série A, mas o número de jogos é praticamente o mesmo. Provavelmente alterará o público, o que implica talvez em um maior contingente policial, uma maior atenção. O Estado do Ceará é um dos poucos do Brasil que no clássico as duas torcidas estão, o que demanda uma maior atenção, maior atuação de segurança das pessoas”, avaliou.

Biometria facial na Arena Castelão vai estar pronta até julho

Em entrevista ao programa Esportes do Povo, da Rádio O POVO CBN, no início de novembro, o secretário do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), Rogério Pinheiro, disse que a implementação da biometria facial na Arena Castelão está em estágio avançado, medida exigida pela Lei Geral do Esporte (n.º 14.597/2023). O tema também foi comentado por Elmano de Freitas nesta quinta-feira, 26.

De acordo com o petista, a tecnologia deve estar pronta no Gigante da Boa Vista até julho de 2025. “Temos um prazo, efetivamente, de reconhecimento facial nas catracas para garantir o controle de entradas, para garantir a atuação do poder judiciário”, contou. O equipamento, além de facilitar o acesso dos torcedores, também eleva o nível de segurança e controle.