Taty Girl e Ferroviário: relembre bandas de forró que patrocinaram times de futebol
Apesar de curiosa, a parceria entre cantores e bandas de forró é comum na história do futebol nordestinoTer a marca estampada em camisas de times de futebol é uma visibilidade cobiçada por inúmeros negócios. Alguns patrocínios, entretanto, chamam atenção com parcerias inusitadas, como é o caso da cantora de forró Taty Girl, que anunciou patrocínio ao Ferroviário para a disputa da Taça Fares Lopes.
Ao Esportes O POVO, a assessoria da cantora explicou a motivação da parceria com o Ferrão: “Apesar da Taty ser uma torcedora declarada do Fortaleza, ela entende a necessidade de valorizar a cultura e o futebol cearense, por isso ela escolheu o Ferroviário”.
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A cantora, porém, não será a primeira artista a estampar a camisa do Tubarão da Barra. Em 2012, o clube exibiu a logo da banda Flor de Liz após fechar patrocínio pontual.
Apesar de incomum, o patrocínio de cantores e bandas a clubes de futebol não é novidade entre os times nordestinos. No estado do Ceará, o Fortaleza já foi a campo com a marca da dupla sertaneja Maria Cecília e Rodolfo na camisa.
O caso aconteceu em 2009, quando o Tricolor enfrentou o Flamengo pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. A visibilidade da partida foi utilizada pelo empresário Eduardo Maluf para divulgação da dupla.
O Ceará, por sua vez, já contou com o patrocínio da famosa banda de forró Mastruz com Leite na camisa, em 1996, quando o grupo vivia o auge da carreira. Um ano antes, o nome do conjunto havia aparecido na camisa do Icasa.
Para além da visibilidade no mercado, algumas bandas fecham parceria devido à identificação com os clubes de futebol e vice-versa, como foi o caso da banda Limão com Mel e o time Salgueiro-PE.
O empresário fundador da banda, Aílton Souza, foi também vice-presidente do clube pernambucano, estreitando a ligação entre a equipe de futebol e o grupo musical.
Para Élison Silva, jornalista e comentarista esportivo, a proximidade entre bandas de forró e clubes nordestinos é naturalmente benéfica para ambas as partes.
“Essa relação de cantores e bandas de forró com clubes deveria ser algo mais natural e incentivado, porque sabemos como o mercado nacional é ruim para os dois nichos. Além disso, o nordestino em geral gosta muito de futebol e música, então essa relação, por mais estranha que pareça, acaba sendo inevitável”, comenta o jornalista.
Élison Silva relembra ainda o curioso episódio do patrocínio da banda Calcinha Preta ao clube River Plate-SE. Após o anúncio da parceria, que foi bem recebida pelos torcedores, o rival Boca Jrs-SE comunicou o patrocínio da banda Mulheres Perdidas.