Pesquisa Datafolha: veja como as torcidas de Ceará e Fortaleza se dividem por idade

A pesquisa foi realizada com 826 pessoas, entre os dias 8 e 9 de outubro, visando o segundo turno das eleições para a prefeitura de Fortaleza

12:30 | Out. 14, 2024

Por: Rangel Diniz
As torcidas registraram empates técnicos em quase todos os pontos da pesquisa (foto: Aurélio Alves/O POVO)

A nova pesquisa Datafolha para a Prefeitura de Fortaleza, realizada com 826 pessoas nos dias 8 e 9 de outubro, traçou o perfil dos eleitores que torcem para Ceará e Fortaleza. No recorte de idades, o Vovô leva vantagem sobre o Leão nas duas faixas etárias de maior idade, 45 a 59 anos, e 60 anos ou mais, enquanto o Tricolor se destaca na faixa de 25 a 34 anos, mas fica no empate técnico com o Alvinegro pela margem de erro.

A pesquisa, que aponta Ceará e Fortaleza como os clubes preferidos do eleitor fortalezense – mostrando um empate técnico entre o Alvinegro, que marcou 32% da preferência, e o Tricolor, com 30% –, mostra que, nos dois recortes demográficos de maior idade, 45 a 59 anos, e 60 anos ou mais. O Ceará tem 37% e 34%, ante 26% e 24% do Fortaleza, respectivamente.

Na faixa de 25 a 34 anos, mesmo com a preferência tricolor por 37% dos eleitores, o Ceará ficou com 25% e o recorte ficou no empate técnico, posto que a margem de erro para este item é de 8 pontos percentuais.

Leia também:O peso dos torcedores na disputa eleitoral de Fortaleza

No traçar dos perfis, a Datafolha traz ainda as preferências dos eleitores de acordo com gênero, escolaridade, renda familiar mensal e ocupação principal. Com 95% de confiabilidade, a pesquisa apresenta que todos os recortes registram empate técnico entre quem prefere Ceará e quem prefere Fortaleza. 

Na divisão por gêneros, o Ceará foi escolhido por 38% dos homens entrevistados, enquanto o Fortaleza foi o time de preferência de 30%. Para este recorte, a margem de erro máxima é de 5 pontos percentuais, portanto, o quadro é de empate técnico. Apenas 14% dos eleitores de sexo masculino entrevistados disseram não ter um time de preferência. Entre mulheres, Alvinegro e Tricolor tiveram 30%.

Já os dados de escolaridade e de renda familiar mensal são semelhantes, sempre em empate técnico, assim como as comparações entre população economicamente ativa e população economicamente não ativa. A pesquisa Datafolha divide ainda os dados por religião, cor, partido de preferência e intenção de voto no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Fortaleza, voto no primeiro turno da Capital neste ano e voto no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Recorte da reportagem de André Bloc