Torcedor é condenado a 10 anos de prisão por tentativa de homicídio de torcedor rival

Crime ocorreu no dia 27 de agosto de 2023, no bairro Montese, em Fortaleza. À época, um torcedor do Ceará foi espancado e linchado em via pública pelo réu e outros adeptos do Tricolor

Um homem identificado como José Ferreira de Souza Neto foi condenado a mais de 10 anos de prisão nesta terça-feira, 8, por tentativa de homicídio triplamente qualificado ocorrido no dia 27 de agosto de 2023, no bairro Montese, em Fortaleza.

O réu foi acusado de tentativa de homicídio com as qualificadoras de motivo fútil (rivalidade entre torcidas - Fortaleza e Ceará), meio cruel (linchamento/espancamento) e recurso que impossibilitou a defesa da vítima (multiplicidade de agentes contra uma única pessoa).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No dia do crime, conforme relatado nos autos, cerca de 80 torcedores do Fortaleza estavam em um estabelecimento comercial e abordaram um homem que dirigia uma motocicleta utilizando uma blusa do Ceará e capacete preto e branco. Na ocasião, a vítima, por ser motorista de aplicativo, ainda levava um passageiro na garupa. 

Após ser parado pelo grupo de tricolores, o homem foi espancado e linchado em via pública pelo réu e demais torcedores. 

Condenação

Presidido pelo juiz Marcos Aurélio Marques Nogueira, o júri condenou o réu a 10 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado. Além disso, deverá pagar R$ 5 mil de indenização à vítima. O POVO não identifica vítimas de crimes violentos. 

“Este caso destaca a gravidade dos conflitos entre torcidas organizadas e a resposta firme do Sistema Judiciário para coibir tais atos de violência. Além disso, o julgamento faz parte do Tempo de Justiça, que busca dar uma resposta efetiva para a sociedade, por meio de uma maior celeridade no andamento do processo”, disse o promotor de Justiça Marcus Renan Palácio de Morais Santos, que protocolou a acusação na 1ª Vara do Júri de Fortaleza.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar