Rei do acesso, Flávio Araújo comenta expectativa para decisão entre Iguatu e Manaus

Em conversa exclusiva com o Esportes O POVO, Flávio comentou sobre esse retrospecto positivo em sua carreira e os caminhos que o Azulão precisa percorrer para chegar à Série C 2025

17:54 | Ago. 16, 2024

Por: Victor Barros
Técnico Flávio Araujo, do Iguatu, vai em busca do seu 8º acesso na carreira (foto: João Marcos Lima / Iguatu)

Neste sábado, 17, o Iguatu terá um dos principais jogos de sua história, até o momento. Às 18 horas, no Estádio Morenão, o Azulão recebe a equipe do Manaus, pelo jogo de volta das oitavas de final da Série D. Na ida, 2 a 2, deixando, assim, tudo em aberto para o confronto no Centro-Sul.

Para além da vantagem de jogar em casa, o time do interior do estado tem outro trunfo visando às quartas de final: Flávio Araújo. Experiente treinador, o profissional possui em seu currículo um número elevado de acessos, fator esse que lhe gerou a alcunha de "Rei do Acesso".

Ao todo, durante sua trajetória foram sete, todos no futebol nordestinos. Um deles foi sob o comando do Icasa, em 2009, tirando o clube da Série C e o levando à Série B.

Em conversa exclusiva com o Esportes O POVO, Flávio comentou sobre esse retrospecto positivo em sua carreira. "O primeiro no futebol cearense foi em 2009 com o Icasa, agora estamos em luta do segundo. Sempre é importante alcançar acessos, independente do time ou estado. Mas, no meu caso, que é no meu estado, eu fico muito feliz, minhas raízes são cearenses".

No entanto, para conseguir mais uma passagem de divisão, o treinador sabe que ainda precisa eliminar o Gavião do Norte. A expectativa por parte dos torcedores e elenco é grande, mas é preciso ter cautela para uma partida que tende a ser equilibrada, na visão de Flávio. 

"A expectativa é positiva. Confiamos muito no potencial do nosso grupo. Logicamente que nós temos a consciência que vai ser um jogo grande. O Manaus tem uma boa equipe, vai ser muito equilibrado. Mas acreditamos em fazer um grande jogo e conquistar essa vitória", disse.

Fator casa e experiência do elenco

Jogar no Morenão tem sido decisivo para o Iguatu na Série D. Em oito jogos dentro dos seus domínios, oito vitórias, ou seja, 100% de aproveitamento. Flávio salientou a força do Azulão, mas deixou claro que não é somente isso que será fundamental.

"É um ponto interessante para nós (jogar em casa), estamos totalmente adaptados e habituados ao tipo de jogo realizado no Morenão. Mas o que define é fazer um grande jogo", destacou.

O elenco azulino conta com nomes experientes do futebol cearense, como Mauro Iguatu, Guto, Otacílio. Em contrapartida, jogadores jovens também ajudam a compor o plantel, são os casos de Davi Torres e Thiaguinho.

Essa soma de fatores, de acordo com o comandante, pode contribuir para deixar o mata-mata mais leve. "Nesse momento de decisão, os mais experientes assumem a responsabilidade, justamente para passar tranquilidade aos mais jovens. Nós temos um grupo experiente e estamos assimilando muito bem a pressão, para fazer com responsabilidade, mas também, solto".