Arena Castelão e PV tiveram o mesmo número de jogos na atual temporada
No mês de maio, tanto o Fortaleza quanto o Ceará voltarão a atuar no PV em uma oportunidade cada
12:06 | Mai. 02, 2024
Na temporada de 2024, os dois principais estádios da capital cearense tiveram a mesma quantidade de partidas disputadas. Entre competições estaduais, regionais, nacionais e a Copa Sul-Americana – esta apenas no Gigante da Boa Vista, tanto a Arena Castelão quanto o estádio Presidente Vargas receberam 25 jogos.
No mês de maio, tanto o Fortaleza quanto o Ceará voltarão a atuar no PV em uma oportunidade cada. O duelo do Alvinegro será ante o CRB, pela terceira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na próxima segunda-feira, 6, enquanto a partida entre o Tricolor e Athletico-PR, pela sétima rodada da Série A, também foi transferida para o local.
Ao todo, o Presidente Vargas recebeu 12 jogos da Série A do Campeonato Cearense e mais oito da Série B estadual, o Castelão, por sua vez, recebeu nove jogos da elite do futebol do estado. Em competições regionais, o PV recebeu apenas um jogo, válido pela Pré-Copa do Nordeste, enquanto a Arena recebeu mais nove jogos.
No recorte nacional, o PV contou com dois jogos da Série C e dois do Campeonato Brasileiro sub-20. No Castelão, foram disputados sete jogos, sendo dois da Série A, um da Série B e dois da Copa do Brasil. Vale lembrar que o Gigante da Boa Vista recebeu dois jogos do Fortaleza pela Sul-Americana. O clube foi notificado pela Conmebol sobre o atual estado do gramado e trabalha para solucionar o problema antes que a Arena seja vetada da competição.
A mudança dos jogos de Fortaleza e Ceará no mês de maio veio após reunião na sede da Secretaria do Esporte (Sesporte), nesta terça-feira, 30, com intuito de preservar o gramado da Arena Castelão. Os jogos, inicialmente, estavam marcados para ocorrer no Gigante da Boa Vista.
Com a decisão, o trabalho de cuidado sobre o gramado da Arena passa a ter um intervalo inicial de 11 dias, entre 2 a 12 de maio. De acordo com Rogério Pinheiro, secretário do Esporte, a transferência de partidas “garante maior espaço entre um jogo e outro para que a gente possa fortalecer a manutenção do nosso gramado”.
“A gente agradece pela compreensão de estender o espaço para esse trabalho de recuperação. Importante ressaltar que na hora que termina um jogo, entramos de imediato com o trabalho de recuperação”, conclui o superintendente da SOP, Quintino Vieira.
Fortaleza trabalha com Conmebol e Governo do Estado para melhorar gramado do Castelão
Após ser notificado pela Conmebol sobre o estado do gramado da Arena Castelão na última sexta-feira, 26, o Fortaleza irá compor um grupo de trabalho com a própria Conmebol e o Governo do Estado para melhorar o campo no qual comanda os jogos em 2024.
O convite para o Fortaleza fazer parte do grupo partiu da diretoria de competições da entidade sul-americana. O objetivo do grupo é monitorar o gramado da Arena Castelão, que vai passar por melhorias.
Marcelo Paz, CEO do Fortaleza EC SAF, explicou que o comunicado também já havia sido feito no ano passado e que um Plano de Ação será enviado. “Essa notificação também ocorreu ano passado, trabalhamos em conjunto e deu tudo certo.
A responsabilidade da manutenção do gramado é do Governo do Ceará, através da Superintendência de Obras Públicas (SOP) e da Sesporte, e cabe ao Fortaleza ajudar nesse processo”, explicou o CEO.
“Já enviamos um Plano de Ação nesta segunda-feira para a CONMEBOL, e o Clube tomará todas as medidas cabíveis para garantir a realização da nossa última partida da fase grupos contra o Trinidense, no Castelão, em 29 de maio", acrescentou.