Presidente da FCF projeta Estadual de 2024: "Nove clubes querem quebrar a hegemonia do Fortaleza"

Em entrevista exclusiva ao Esportes O POVO, o presidente Mauro Carmélio comentou sobre a fórmula de disputa da próxima edição

18:09 | Out. 09, 2023

Por: João Pedro Oliveira
Presidente da FCF, Mauro Carmélio, em reunião na sede da CBF, no Rio de Janeiro (foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Federação Cearense de Futebol (FCF) realizou, na manhã desta segunda-feira, 9, o Conselho Técnico do Campeonato Cearense de 2024. Em entrevista exclusiva ao Esportes O POVO, o presidente Mauro Carmélio comentou sobre a fórmula de disputa da próxima edição.

"Todos os dez clubes concordaram pela manutenção do regulamento e fórmula de disputa. Vai ser um campeonato muito forte por conta da condição de nove clubes que querem quebrar a hegemonia do Fortaleza, que tem cinco campeonatos seguidos. Tudo que foi bom em 2023 será repetido em 2024, mas ainda vem mais novidades",  comentou.

Atual campeão do certame, o Fortaleza acumula cinco títulos consecutivos conquistados em 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Na próxima temporada, o time do Pici tentará um hexacampeonato inédito no futebol cearense.

Fórmula de disputa

O Estadual, que teve regulamento aprovado pelos dez times participantes, tem início previsto para o dia 17 de janeiro e será realizado em quatro fases.

Na primeira, as equipes serão divididas em dois grupos e realizarão confrontos de um grupo contra o outro em partidas de ida. Ao término da fase, os primeiros colocados de cada grupo avançam diretamente para a semifinal. Já os dois últimos de cada grupo disputarão o quadrangular do rebaixamento.

As equipes que ficaram em 2º e 3º lugares da fase inicial formarão dois grupos onde se enfrentarão dentro do mesmo grupo em partidas de ida e volta. Os dois melhores avançam para as semifinais.

Na semifinal, se enfrentarão os primeiros colocados dos grupos iniciais e os dois melhores das quartas de final. Os duelos serão em ida e volta.