PV 82 anos | De Pelé, strip-tease a Xuxa: relembre fatos curiosos que aconteceram no estádio
O estádio Presidente Vargas completa 82 anos de existência nesta quinta-feira, 14. O Esportes O POVO relembra fatos curiosos sobre o localIcônica praça esportiva do futebol cearense e nacional, o Estádio Presidente Vargas, localizado no bairro Benfica, em Fortaleza, completa o 82º aniversário de sua longa história nesta quinta-feira, 14 de setembro. O Esportes O POVO reuniu cinco curiosidades marcantes sobre o “PVzim de açúcar”, apelido popularmente, e carinhosamente, adotado.
82 anos do PV: estádio foi palco de strip-tease
Momentos antes da partida entre Fortaleza e Quixadá, no dia 9 de julho de 1987, Emanuel Magalhães, radialista e diretor da torcida organizada Fiel Tricolor organizou um show de strip-tease com quatro mulheres dentro do próprio gramado do PV. O fato inusitado, e polêmico, ocorreu como medida para tentar alavancar a média de público do Leão do Pici na época.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O público pagante daquela noite foi de 5.495 pessoas, cerca de 10 vezes maior que a média do estadual. A renda total foi de 189 mil cruzados, dos quais 1.500 foram de cachê para as moças.
60 mil pessoas vão ao PV para assistir show da Xuxa
Palco de jogos históricos, o convidativo estádio cearense expandiu os horizontes para além do futebol ao longo dos seus 82 anos de existência. O maior público da história do PV, inclusive, ocorreu durante um show musical, comandado por Xuxa Meneghel. No dia 12 de novembro de 1994, cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes no local para acompanhar de perto a rainha dos baixinhos.
Este foi o terceiro e último show da cantora na praça esportiva. Antes dele, Xuxa já havia se apresentado no local em 1988 e 1990. Outros artistas importantes também performaram no PV, como Jerry Adriani, Sandy e Júnior.
Pelé realizou o milésimo jogo pelo Santos no PV
A carreira de Pelé é marcada por diversos momentos históricos. Um deles, inclusive, ocorreu nos gramados do estádio Presidente Vargas. No dia 3 de dezembro de 1972, o Rei do Futebol realizou a milésima partida com a camisa do Santos. O adversário foi o Ceará, em partida válida pela elite do Campeonato Brasileiro.
O gol marcado por Pelé aos 11 minutos do primeiro tempo dava indícios de que a festa seria completa. Entretanto, o Alvinegro de Porangabuçu virou a partida com gols de Samuel e Da Costa, e venceu pelo placar de 2 a 1. O público foi de aproximadamente 40 mil pessoas.
Leia mais
-
Vojvoda está próximo de se tornar o 2º técnico com mais vitórias oficiais pelo Fortaleza
-
Cobrança e bonificação: as alternativas do Fortaleza para diminuir quebra de check-in
-
De olho no G-4, Léo Santos ressalta "partida chave" do Ceará contra o Novorizontino
-
Barletta revela conversa do elenco do Ceará para mudança de atitude após saída de Guto
Garrincha joga pelo Fortaleza no PV
Um dos principais nomes da história do futebol mundial, Garrincha defendeu a camisa do Fortaleza durante um amistoso realizado em 28 de janeiro de 1968, no Estádio Presidente Vargas. O adversário daquele dia foi o Fluminense, que acabou sendo derrotado por 1 a 0, com gol de Humaitá.
Com 35 anos na época, o astro brasileiro estava longe do auge técnico e físico. Ele permaneceu em campo por 60 minutos e tocou poucas vezes na bola. Mesmo assim, a presença de Garrincha foi suficiente para marcar o Leão na história.
Fonte: PV, biografia de uma paixão: corpo, alma e coração do Estádio Presidente Vargas
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente