Ferroviário mira bicampeonato e visita Ferroviária na primeira final da Série D
Clube vai a Araraquara na busca pelo bicampeonato do torneio. Jogo será nesta quarta, 13, às 20 horas, na Arena Fonte LuminosaCom acesso garantido para a Série C, o Ferroviário eliminou o Caxias-RS na semifinal da Série D e terá a chance de conquistar o bicampeonato na competição. O clube enfrentará a Ferroviária-SP, que superou o Athletic Club-MG na outra chave. A primeira partida será nesta quarta-feira, 13, às 20 horas, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
A partida contra o Caxias reservou emoções até o final para o torcedor do Ferrão. Com dois gols de cada time anulados, o tento válido para o triunfo por 1 a 0 foi anotado pelo atacante Ciel, que cabeceou para as redes aos 57 minutos do segundo tempo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A vitória deu sequência à campanha invicta do Ferroviário nesta edição da Série D. São 14 vitórias e oito empates, com 41 gols marcados e 11 sofridos.
O melhor marcador do time na competição é o atacante Ciel, com 11 gols. O camisa 99 teve desempenho decisivo e marcou nas oitavas, nas quartas e na semifinal do torneio. Nos dois jogos da final, terá a chance de ultrapassar os 14 tentos de Eron, do Caxias, atual artilheiro do campeonato.
Na temporada, Ciel soma 22 gols e é o principal marcador coral. Depois dele, aparece o zagueiro Alisson, que balançou as redes em dez oportunidades.
A campanha invicta inclui o primeiro lugar geral na fase de grupos, com 36 pontos e liderança na chave A2. No mata-mata, os comandados de Paulinho Kobayashi eliminaram Princesa do Solimões-AM, Nacional de Patos-PB, Maranhão-MA e Caxias.
Para enfrentar a Ferroviária, o goleiro Douglas Dias é dúvida no Tubarão. O camisa 1 sentiu lesão no primeiro tempo do embate contra o Caxias e foi substituído por Igor Rayan, mas tenta estar à disposição para a decisão.
O clube coral ainda precisou superar dificuldades em relação à logística da viagem para o interior paulista. Com a definição da tabela das finais na noite de segunda-feira, 11, o Ferroviário viajou no início da tarde desta terça, 12, em dois grupos. O destino inicial foi Campinas, de avião, seguindo de ônibus para Araraquara.
O primeiro título coral na Quarta Divisão foi em 2018, quando o clube derrotou o Treze-PB na final, com um placar agregado de 3 a 1. Após este acesso, o Ferrão ficou na Série C por quatro temporadas, até ser rebaixado em 2022.
Adversária pela taça
A Ferroviária, por sua vez, avançou nesta fase de grupos no quarto lugar da chave A7, com 20 pontos. Na etapa eliminatória, passou por Hercílio Luz-SC, Anápolis-GO, Sousa-PB e Athletic-MG.
O artilheiro do clube paulista no torneio é o atacante Pilar, com seis gols. O atleta também é o melhor marcador no ano, juntamente com John Kennedy, que atualmente está no Fluminense-RJ e marcou seis vezes pelo time no início de 2023.
A Ferroviária participou da Série D pela primeira vez em 2018 e seguiu anualmente no campeonato desde então, acumulando seis passagens. Com este acesso, a equipe do interior paulista retornará à Terceirona, que não disputa desde 1988.
O jogo de volta entre os clubes, valendo o título da Quarta Divisão, será no próximo sábado, 16, às 16 horas, no Estádio Presidente Vargas.
Ferroviária-SP x Ferroviário
Ferroviária-SP
4-4-2: Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, Gustavo Medina e Vitor Ricardo; Pablo Gabriel, Paulinho Santos, Felipinho e Thomaz; Pilar e Vitor Barreto. Téc: Alexandre Lopes
Ferroviário
4-3-3: Douglas Dias (Igor Rayan); Wesley, Alisson, Éder Lima e Mattheus Silva; Lincoln, Cesar Sampaio e Tarcísio; Gabryel Martins, Kadu Barone e Ciel. Téc: Paulinho Kobayashi
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara/SP
Data: 13/9/2023
Horário: 20 horas
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa/DF
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade/DF e Lucas Costa Modesto/DF
VAR: Diego Pombo Lopez/BA
Transmissão: TV Brasil, FSportstv, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO