Ferroviário tem noite inesquecível, bate Maranhão e sobe para a Série C
Tubarão da Barra venceu o time de São Luís (MA) nos pênaltis por 3 a 0 após empatar em 1 a 1 no tempo normalO Ferroviário conquistou seu tão sonhado acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, 3, o Tubarão da Barra bateu o Maranhão nos pênaltis por 3 a 0 após empatar em 1 a 1 no tempo normal e conseguiu sua vaga para a Terceirona. O duelo, válido pelas quartas de final, ocorreu no Estádio Presidente Vargas, que recebeu bom público.
Com o acesso, o time coral retorna à terceira divisão do futebol nacional após uma temporada. Na campanha vitoriosa, o Peixe disputou 20 partidas, conquistando 13 triunfos e sete empates.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O jogo
Apesar de contar com grande presença da sua torcida no Presidente Vargas, o Tubarão da Barra começou a partida com pouca confiança e demonstrando ansiedade. O início da primeira etapa do duelo tinha um claro controle do time visitante, que conseguiu forçar erros do Ferrão.
Por ser uma decisão, nenhuma das equipes se propôs a aumentar o ímpeto ofensivo e o confronto acabou ficando concentrado no meio-campo até os 12 minutos, quando a defesa do Maranhão cometeu um erro e Kadu Barone, do Ferroviário, finalizou. No lance, o goleiro Moisés defendeu e salvou o time de São Luís pela primeira vez no confronto.
Depois, os ânimos voltaram a se acalmar no PV e o MAC seguiu com maior controle de bola. O Tubarão, por sua vez, continuou a errar passes e não conseguiu levar perigo ao gol adversário. A melhor chance do primeiro tempo ocorreu aos 40 minutos. Na oportunidade, Fontes, do Maranhão, fez jogada pela esquerda, cruzou na área coral e Jorge desperdiçou uma chance clara de abrir o placar.
Ciente da responsabilidade que tinha no duelo, o técnico Paulinho Kobayashi promoveu duas alterações já na volta para o segundo tempo. Visando maior criação de jogadas e repertório ofensivo, o treinador sacou Lincoln e Kadu Barone e colocou Gabryel Martins e Tarcísio, respectivamente.
A estratégia deu certo. Empurrado pela sua torcida e oxigenado por novos jogadores em campo, o Ferrão começou sua busca pelo gol salvador. Aos seis minutos, Gabryel fez bom cruzamento para Ciel, artilheiro do time na temporada, finalizar. Porém, o goleiro Moisés cresceu e realizou grande intervenção.
Mesmo conseguindo ter as rédeas do jogo, o time da Barra do Ceará seguia atento aos contra-ataques do Maranhão, que se mostrava perigoso. Em uma escapada da equipe adversária, Fabrício preferiu chutar do que passar para Ronald, que estava sozinho, e acabou desperdiçando uma boa chance, para alívio do Ferrão.
Logo depois do susto, Gabryel, mais uma vez, cruzou na área do MAC e o zagueiro Maicon chutou contra o próprio gol obrigando Moisés a fazer boa defesa no duelo. Em seguida, mais uma grande chance do Ferroviário: Tarcísio chutou bem de fora da área e Moisés conseguiu grande defesa para evitar o gol coral.
Após tantas oportunidades criadas, o Tubarão acabou cometendo um erro grave. Após uma bobeada do zagueiro Alisson, o goleiro Douglas Dias cometeu falta em Rafael dentro da área e a arbitragem assinalou pênalti aos 45 minutos. Na cobrança, Fontes converteu e deixou o Maranhão em vantagem.
Cinco minutos depois, o Ferroviário reagiu e chegou ao gol de empate após cobrança de escanteio de Gabryel. No lance, a bola foi desviada e o lateral Fernando marcou contra. Com isso, a partida foi para as penalidades.
Pênaltis
Abrindo a disputa por penalidades, o zagueiro Leone, do Maranhão, até balançou as redes, mas realizou "paradinha" e o juiz anulou a cobrança maranhense. Em seguida, Ciel bateu firme no canto e colocou o Tubarão à frente do placar.
Na segunda rodada, Fontes cobrou no canto esquerdo e o goleiro Douglas Dias realizou grande defensa. Tarcísio, por sua vez, bateu bem e abriu 2 a 0 para o Ferroviário.
Já na terceira batida, Fabrício parou em Douglas Dias, que defendeu mais uma vez. Já Gabryel Martins pegou a bola, colocou na marca da cal e converteu o pênalti, colocando o Tubarão na Série C 2024.
Ferroviário x Maranhão
Ferroviário
4-3-3: Douglas Dias; Wesley (Thiaguinho), Alisson, Éder Lima e Brayan (Matheus Silva); Lincoln (Gabryel Martins), Felipe Guedes e Maycon Lucas; Deizinho (Vitinho), Kadu Barone (Tarcísio) e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi.
Maranhão
4-3-3: Moisés; Fernando, Leone, Maicon e Fontes; Cavi, Vander (Bedeu) e Jorge (Rafael); Ronald (Natan), Daniel Passira (Capote) e Fabrício. Técnico: Zé Augusto.
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Daniel Luís Marques (SP)
Cartões amarelos: Wesley, Alisson e Douglas Dias (Ferroviário), Passira, Fernando, Cavi e Leone (Maranhão)
Gols: Fontes - 45' 2T (Maranhão) e Fernando - 50' 2T (GC - Ferroviário)