Saiba mais sobre o Maranhão-MA, rival do Ferroviário por vaga na Série C
Classificado no confronto das quartas garante acesso à Terceira Divisão de 2024. Duelos ocorrerão nos dias 27 de agosto e 2 de setembro
Após empate em 0 a 0 com o Nacional de Patos-PB, fora de casa, o Ferroviário derrotou o adversário por 3 a 1 no Estádio Presidente Vargas para conseguir a vaga nas quartas de final da Série D. O próximo adversário no certame será o Maranhão-MA. Quem passar desse confronto confirma presença na Série C de 2024.
Fundado em 1932, o Maranhão Atlético Clube, conhecido como Maranhão ou MAC, já passou pelas quatro divisões do futebol brasileiro. A última participação na Terceirona, objetivo atual, foi em 2006, quando a equipe caiu na fase inicial.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Bode, alcunha da equipe, garantiu vaga nesta edição da Série D após ser vice-campeão da Copa Federação Maranhense de Futebol de 2022. O time perdeu a decisão para o Tuntum-MA, nos pênaltis.
>>> Ferroviário marca nos acréscimos, vence Iguatu e larga em vantagem na final da Fares Lopes
O Quadricolor finalizou a fase de grupos da Série D na terceira posição do grupo 2, com 21 pontos, o mesmo do Ferroviário, que terminou esta etapa do torneio na liderança. Para avançar ao mata-mata, o Maranhão conquistou cinco vitórias, seis empates e três derrotas. O clube marcou 18 gols e sofreu 11.
Por estar no mesmo grupo do Ferroviário, as equipes duelaram duas vezes na fase inicial. Em solo maranhense, a partida terminou empatada em 1 a 1. Em Fortaleza, no Estádio Presidente Vargas, o Tubarão triunfou por 3 a 1.
Na segunda fase da Série D, que abriu a série do mata-mata, o Maranhão enfrentou o Tuna Luso-PA. Apesar da derrota por 3 a 2 em casa, o Demolidor de Cartazes venceu por 1 a 0 na volta e classificou-se nas penalidades máximas.
Nas oitavas de final, os maranhenses tiveram pela frente o Retrô-PE. Depois do 0 a 0 em seus domínios, o Bode conseguiu um empate por 2 a 2 no segundo jogo e novamente avançou na disputa por pênaltis.
O gol que igualou o marcador no tempo normal veio nos últimos segundos da partida, quando o Maranhão já estava com dois jogadores a menos por expulsões.
Números gerais e destaques do Maranhão em 2023
Em 2023, o Quadricolor soma 31 jogos: são 12 vitórias, 14 empates e 5 derrotas. A equipe conquistou o título do Campeonato Maranhense após bater o Moto Club-MA na final, nos pênaltis.
O artilheiro do Demolidor no ano é o atacante Fabrício Pereira, com sete gols: quatro na Série D e três no Estadual.
Outro destaque do Bode é o goleiro Moisés. Presente em todos os jogos do time na temporada, o arqueiro foi um dos principais responsáveis pela classificação contra o Retrô. Além das intervenções realizadas no tempo normal, o atleta defendeu dois pênaltis na disputa.
Ferroviário x Maranhão: datas das partidas das quartas de final
Os embates entre Ferroviário e Maranhão serão realizados nos dias 27 de agosto e 3 de setembro, com ida em terras maranhenses e volta no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O vencedor garante vaga na Série C de 2024.