FCF defende árbitro e rebate Ferroviário após reclamação: "Ingratidão dói"

O Tubarão da Barra havia demonstrado insatisfação com algumas decisões da entidade em relação ao clube coral

10:48 | Ago. 16, 2023

Por: Victor Barros
Pacajus, Ce, BR 11.03.22 Julgamento do time do Crato e futuro do Campeonato Cearense no Tribunal de Justiça Desportiva. Na foto, Fachada da Federação Cearence de Futebol(Fco Fontenele /O POVO) (foto: FCO FONTENELE)

A Federação Cearense de Futebol (FCF) rebateu as reclamações do Ferroviário por meio de nota divulgada nas redes sociais e citou ingratidão do clube da Barra do Ceará. A insatisfação da diretoria do time coral se deve, principalmente, por conta da escalação do árbitro Luiz César Magalhães e o não adiamento do jogo decisivo contra o Pacajus pela semifinal da Taça Fares Lopes, marcado para esta quarta-feira, 16, às 20 horas.

“A Federação Cearense de Futebol deseja sorte aos filiados Ferroviário Atlético Clube, Pacajus Esporte Clube e Associação Desportiva Iguatu na luta pelo título da Taça Fares Lopes, os três clubes que ainda almejam essa conquista. A ingratidão dói, mas não nos fará recuar na luta por um futebol cearense cada vez maior e melhor”, diz a FCF em trecho do posicionamento.

De acordo com Ferroviário, o árbitro Luiz César Magalhães possui um histórico negativo comandando confrontos decisivos da equipe. Inicialmente, Raimundo Rodrigues de Oliveira era quem apitaria o embate. Na reclamação, o clube coral diz ainda que se sentiu "desprestigiado" pela Federação.

A FCF defendeu o árbitro Luiz César Magalhães. "Espanto pelo tom belicoso, a ponto de injuriar um árbitro de futebol de conduta ilibada, sem mácula em todos os anos de serviço prestado ao futebol cearense. Surpresa pela ingratidão demonstrada tão despudoradamente."

A entidade que regula o futebol cearense também lembra que já havia adiado as datas da semifinal após pedido do Ferroviário. "Esquece o filiado Ferroviário Atlético Clube na infeliz nota que, a seu pedido, teve suas partidas de semifinal da competição adiadas, fazendo seu adversário nas semifinais e seu possível adversário na final adiar suas férias, e aguardar data futura. As datas reservadas para as finais seriam 16/08 e 23/08. E, por conta da solicitação anterior do Ferroviário, adiamos as semifinais para 09/08 e 16/08."

A Federação ressalta ainda sobre a ajuda no adiamento da partida decisiva do Ferroviário na Série D após atraso de voo. Na ocasião, o presidente do clube, Aderson Maia, agradeceu o apoio da FCF.

"A Federação ainda tem a mensagem enviada pelo Presidente do filiado Ferroviário Atlético Clube, bastante grato e reconhecendo o empenho da federação no problema do voo adiado. Não esquecemos. Assim como não esquecemos diversas outras oportunidades em que a Federação Cearense esteve ao lado do filiado Ferroviário Atlético Clube."

Confira nota completa

"A Federação Cearense de Futebol recebeu com espanto e surpresa a infeliz NOTA DE LAMENTAÇÃO emitida na data de hoje pelo filiado Ferroviário Atlético Clube.

Espanto pelo tom belicoso, a ponto de injuriar um árbitro de futebol de conduta ilibada, sem mácula em todos os anos de serviço prestado ao futebol cearense. Surpresa pela ingratidão demonstrada tão despudoradamente, conforme descrito aqui:

I) A Taça Fares Lopes foi um desejo coletivo, criado pela administração Mauro Carmélio, que existe para dar calendário aos clubes cearenses, além de vaga a Copa do Brasil. Muito nos orgulhamos dela, que já consagrou campeão nove clubes cearenses, inclusive o filiado Ferroviário Atlético Clube, por duas vezes.

II) A Federação, por justiça e bom senso, não pode ser culpabilizada pela conduta do filiado Guarany Sporting Club, e todos os prejuízos causados a competição e sua tabela. As punições estatutárias, de regulamento e do TJDF/CE já estão sendo aplicadas ao caso, com justiça e bom senso.

III) O desejo de que a Taça Fares Lopes acontecesse durante as disputas da Série D foi um consenso entre os clubes participantes.

IV) Sobre a tabela da competição, esquece o filiado Ferroviário Atlético Clube na infeliz nota que, a seu pedido, teve suas partidas de semifinal da competição adiadas, fazendo seu adversário nas semifinais e seu possível adversário na final adiar suas férias, e aguardar data futura. As datas reservadas para as finais seriam 16/08 e 23/08. E, por conta da solicitação anterior do Ferroviário, adiamos as semifinais para 09/08 e 16/08.

V) A Federação não tem apenas um filiado que tudo pode e tudo manda. Outros interesses, a bem da equidade, devem ser considerados. Outro adiamento não seria justo com os demais interessados.

VI) A Federação ainda tem a mensagem enviada pelo Presidente do filiado Ferroviário Atlético Clube, bastante grato e reconhecendo o empenho da federação no problema do voo adiado. Não esquecemos. Assim como não esquecemos diversas outras oportunidades em que a Federação Cearense esteve ao lado do filiado Ferroviário Atlético Clube, colaborando e se empenhando, sempre ao lado do filiado. Entendemos como ofício, e nos orgulhamos de nosso papel. E nem vamos relacionar o que fizemos, por ser desnecessário.

VII) O Árbitro Luís Cesar de Oliveira Magalhães é árbitro cearense à mais de década, apto física e tecnicamente, com muitas partidas CBF, e detém plena e total confiança de todos que fazem a CA/FCF e a FCF, nada tendo, em todo o tempo de serviço ao futebol, mácula ou dúvida quanto a sua honestidade ou seriedade. Repudiamos veementemente qualquer insinuação em contrário, e prestamos justo desagravo as insinuações infelizes e irresponsáveis da infeliz nota.

VIII) Se o filiado quiser denunciar algo, por escrito, sem dúvidas iremos apurar e, sendo o caso, encaminhar ao TJDF/CE, para conhecimento e providências.

Tudo dito, a Federação Cearense de Futebol deseja sorte aos filiados Ferroviário Atlético Clube, Pacajus Esporte Clube e Associação Desportiva Iguatu na luta pelo título da Taça Fares Lopes, os três clubes que ainda almejam essa conquista.

A ingratidão dói, mas não nos fará recuar na luta por um futebol cearense cada vez maior e melhor.

Ao mesmo tempo, continuará serenamente irmanado na luta dos filiados Ferroviário Atlético Clube e Futebol Clube Atlético Cearense pelo acesso (e título) na série D do Campeonato Brasileiro. O mesmo vale para nossos filiados nas demais séries.

Vocês sabem; podem contar conosco"

Posicionamento do Pacajus

Outro clube envolvido na semifinal da Fares Lopes, o Pacajus, se posicionou contrário ao Ferrão e a favor da FCF. O Cacique afirmou que é necessário que a federação atue de forma coerente com todos seus filiados.

“Lembramos ao Ferroviário que apesar de seu quase centenário, a Federação Cearense de Futebol, tem que tratar todos os seus filiados por igual e que adiar esse jogo mais uma vez, prejudicaria o Pacajus Esporte Clube pela segunda vez ( pois o Ferroviário já havia pedido o adiantamento do primeiro jogo e foi acatado pela FCF)”, pontuou o time da Região Metropolitana.