Ferroviário se diz "desprestigiado" pela FCF e reclama de árbitro da semi da Fares Lopes

Clube publicou nota "de lamentação" na tarde desta terça-feira, 15, às vésperas de duelo diante do Pacajus pelo certame estadual

17:32 | Ago. 15, 2023

Por: Iara Costa
Ferroviário emitiu nota oficial nesta terça-feira, 15, às vésperas do jogo diante do Pacajus. (foto: Divulgação)

O Ferroviário publicou na tarde desta terça-feira, 15, uma nota de lamentação dirigida à Federação Cearense de Futebol (FCF). Na publicação, o clube coral alega estar se sentindo "desprestigiado" pela entidade por diferentes motivos, sendo o principal deles a escolha do árbitro Luiz César Magalhães para apitar o jogo de volta da semifinal da Taça Fares Lopes, disputada pelo Tubarão diante do Pacajus nesta quarta, 16, às 20 horas, no estádio Presidente Vargas (PV).

A decisão de escalação do juiz foi divulgada pela FCF na noite da última segunda, 14. Inicialmente, Raimundo Rodrigues de Oliveira era quem apitaria o embate. Na reclamação, o Ferroviário lista momentos apitados por Luiz César Magalhães em que "lances absurdos prejudicaram o time coral".

Para além da reclamação da arbitragem, o Ferroviário também aponta sentir o "desprestígio" da FCF em decisões tomadas acerca de calendário. O clube alega que foi o único a ter que se deslocar na Taça Fares Lopes para jogar em Juazeiro do Norte. A nota também cita o fato de o jogo contra o Pacajus não ter sido adiado, ainda que o time tenha solicitado por ter entrado em campo no último domingo pela Série C do Brasileirão, quando jogou fora de casa.

Procurada pelo Esportes O POVO, A FCF não emitiu qualquer posicionamento até a publicação desta matéria. A notícia será atualizada em caso de qualquer retorno.

Confira nota completa do Ferroviário:

O Ferroviário Atlético Clube, time de melhor campanha na história da Série D, vem a público lamentar o profundo desprestígio que tem recebido por parte da Federação Cearense de Futebol (FCF). Entendemos que, como importante filiado, aos 90 anos de fundação recém-completados, e em plena reta decisiva do Campeonato Brasileiro, merecíamos ser dotados das melhores condições por parte da mentora de nosso futebol, e não recebendo duros obstáculos como vem acontecendo.

A Taça Fares Fares Lopes, idealizada através da militância de torcedores do Ferroviário, tem, infelizmente, perdido sua essência. Ao invés de dar calendário para o futebol cearense, seu original objetivo, tem, na verdade, e infelizmente, atrapalhado o calendário dos times que estão em competição nacional. Esta mesma competição que, no ano passado, teve um erro absurdo em sua organização, obrigando a CBF a não conceder a vaga da Copa do Brasil ao campeão do torneio. Uma grande mancha ao nosso Estado.

Nesta atual edição, fomos o único clube a jogar em Juazeiro do Norte, proporcionando altos gastos. Fomos o único clube a ter que enfrentar o Guarany, em uma partida que acabou sendo cancelada posteriormente por conta dos seguidos WOs sofridos pela equipe de Sobral. Por sinal, teve até WO antecipado, inédito no futebol mundial, sem que o juiz tenha precisado ir à campo, aguardado o outro time, feito súmula e encaminhada à federação. Nada.

Após o jogo do último domingo pelo Brasileiro, e da desgastante viagem terrestre para a cidade de Patos-PB, tendo o elenco retornado às 6h da manhã de segunda-feira, o Ferroviário solicitou adiamento deste compromisso de quarta-feira contra o Pacajus. Uma questão de bom-sendo e prioridade à seu filiado que está em disputa decisiva para um acesso à Série C. Pedido negado pela FCF.

Mas isso parece não ter sido suficiente. A diretoria do clube coral foi pegue de surpresa com a escalação do Sr. César Magalhães para apitar mais uma semifinal do Ferroviário. Este mesmo árbitro esteve envolvido em lances absurdos que prejudicaram o time coral em outras recentes partidas decisivas.

A primeira, em 2021: semifinal do Campeonato Cearense entre Ferroviário e Ceará, e anulação de gol legal do atacante Adilson Bahia para o time coral, aos 13 minutos da primeira etapa. Lance que mudou completamente o rumo da partida e culminou com nossa eliminação.

A segunda, este ano, 2023: mais uma semifinal do Campeonato Cearense, desta vez entre Ferroviário e Fortaleza, e novamente César Magalhães no apito. Eram apenas 25 minutos do primeiro tempo, pênalti inexistente marcado, após oportunidade de consulta ao VAR, expulsão do zagueiro Éder Lima, e consequente gol do adversário. Mais uma vez, lance que mudou completamente o rumo da partida e culminou com nossa eliminação.

Além desses, outro decisivo jogo de 2012, pela final do Campeonato Cearense Sub/20, entre Ferroviário e Ceará no Estádio Presidente Vargas, teve também interferência de César Magalhães. Gol legal, e anulado, do atacante Luisinho para o time coral. Perda do título e choro da meninada do Tubarão, pela séria injustiça ocasionada.

Para agravar ainda mais a situação, César Magalhães esteve trabalhando na noite desta última segunda-feira, dia 14, pela Série D, em Feira de Santana-BA. Jogo entre Bahia de Feira e Nacional-AM que se encerrou às 22h. Mesmo assim, menos de 48 horas depois, a FCF insiste em manter o mesmo árbitro para o jogo desta quarta-feira, às 20h, pela semifinal da Taça Fares Lopes, entre Ferroviário e Pacajus no PV, possivelmente até sem condições físicas.

Diante de tantas graves evidências, não poderíamos nos omitir. Reforçamos toda a nossa lamentação e seguimos na busca incessante por um futebol sempre justo e honesto. O Ferroviário, e nossa linda história nos obriga a isso, será sempre solidário aos clubes que sofrem injustiças ou recebem obstáculos de quem os deveria proteger. Iremos sempre honrar o futebol cearense!!

Nosso elenco está preparado e focado neste compromisso, e nada disto irá tirar nossa concentração e desejo de vencer. Vamos à campo. Elenco, diretoria e torcida, todos juntos, temos força e qualidade para lutar e ganhar. Rumo à classificação!!

 Pacajus rebate Ferroviário e parabeniza FCF

Momentos após a nota emitida pelo Ferroviário, o Pacajus se manifestou sobre o tema e ressaltou que a Fares Lopes pertence a "todo futebol cearense". O clube ainda relembrou que foi prejudicado na edição de 2022 do torneio pela perda da vaga na Copa do Brasil. "O Pacajus Esporte Clube parabeniza a FCF por dar a todos os seus afiliados a mesma atenção", diz trecho do comunicado.

Confira a nota completa:

O Pacajus Esporte Clube, time que foi duramente prejudicado no final de 2022, com a perca da vaga da Copa do Brasil, vaga essa conquistada no campo, vem a público lamentar a nota do Ferroviário Atlético Clube, lembramos ao @ferroviarioac que apesar de seu quase centenário, a Federação Cearense de Futebol, tem que tratar todos os seus filiados por igual e que adiar esse jogo mais uma vez, prejudicaria o Pacajus Esporte Clube pela segunda vez ( pois o Ferroviário já havia pedido o adiantamento do primeiro jogo e foi acatado pela FCF).

Não está havendo na opinião do Pacajus Esporte Clube, desprestígio algum com o Ferroviário Atlético Clube e sim que a FCF está apenas seguindo o que já havia sido combinado anteriormente, adiar este jogo prejudicaria nossa equipe. O Pacajus Esporte Clube como importante filiado, e que tem cumprido com todas as suas obrigações e está plena reta final de temporada, também merecemos ser dotados das melhores condições por parte da mentora de nosso futebol, e não recebermos duros obstáculos como aconteceu no primeiro adiamento dessa mesma partida em favor do Ferroviário Atlético Clube.

A Taça Fares Fares Lopes pode ter sido idealizada através da militância de torcedores do Ferroviário, mas pertence a todo o futebol cearense e por isso somos os atuais campeões, caso o Ferroviário Atlético Clube ache que a mesma está perdendo a essência, devia não disputa-la, pois o Pacajus Esporte Clube disputa todas as competições sempre com o máximo respeito e isso significa jogar sempre com força máxima. A Taça Fares Lopes, tem dado oportunidade aos clubes cearenses de menor aporte de investir e conseguir participar de uma competição nacional, o que engrandece mais ainda o futebol de nosso estado, citamos como exemplos, Horizonte, Barbalha, Iguatu, Caucaia e Icasa que tiveram a oportunidade de jogar uma Copa do Brasil através de Taça Fares Lopes.

Neste tópico, o Pacajus Esporte Clube parabeniza a FCF por dar a todos os seus afiliados a mesma atenção, pois adiou o primeiro jogo das semifinais da Taça Fares Lopes a pedido do Ferroviário Atlético Clube, quando entendeu a solicitação do mesmo ( e neste momento o Pacajus Esporte Clube, se sentiu prejudicado, mas não desprestigiado e entendeu perfeitamente toda a situação do calendário) mas que com relação ao segundo jogo não existe motivo justo que justifique tal pedido, haja vista que no futebol Brasileiro é habitual as equipes jogarem finais de semana e meio de semana.

Diante do exposto acima, não poderíamos nos omitir. Reforçamos toda a nossa confiança no bom senso da FCF e seguimos na busca incessante por um futebol sempre justo e honesto.
O Pacajus Esporte Clube, é uma equipe jovem mas já tem mostrado por diversas vezes que veio para ser grande, estamos construindo uma história e vamos sempre lutar pelo bom senso verdadeiro e não aquele que é colocado apenas para tirar proveito de uma situação em que o mesmo se acha injustiçado e tenta tirar proveito do próximo.

Seremos sempre solidários ao futebol cearense e vamos sempre procurar usar a consciência com respeito a todos e nunca querer tirar o direito de ninguém.

Pacajus Esporte Clube, está focado neste jogo de amanhã e nada disto irá tirar nosso objetivo e desejo de vencer, desejamos que seja uma grande partida, que as disputas fiquem dentro das quatros linhas, que a equipe de arbitragem apliquem as regras dentro do direito de cada uma das equipes e que ao final da partida, quem for melhor que se classifique.