Nordestão e Estadual não terão choque de datas com Conmebol em 2023, garante dirigente
Diretor da Liga do Nordeste, Mauro Carmélio Neto concedeu entrevista exclusiva ao Esportes do POVO desta quarta-feira, 26, e falou sobre o calendário da próxima temporada
17:44 | Out. 26, 2022
As datas da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense não coincidirão com o calendário das competições Conmebol em 2023, é o que garante Mauro Carmélio Neto, diretor da Liga do Nordeste.
Em entrevista exclusiva ao Esportes do POVO, da Rádio O POVO CBN, ele afirmou que caso Ceará ou Fortaleza disputem a Copa Sul-Americana ou a Libertadores no próximo ano, há alternativas elaboradas para evitar o conflito de datas entre as competições na hipótese dos clubes avançarem às fases finais dos torneios regionais.
Em 9° na tabela da Série A, o Fortaleza está praticamente assegurado na Copa Sul-Americana e briga por uma vaga para se classificar à Libertadores em 2023. Mesmo na 16ª posição e lutando contra o rebaixamento, o Ceará ainda tem chances de disputar a Sula novamente na próxima temporada.
Leia mais
“Tanto Fortaleza quanto Ceará podem estar na final da Copa do Nordeste e disputando a segunda e terceira rodada dessas datas (Conmebol). Já existe uma solução para isso. Não vai interferir o Estadual, vamos firmar as datas e cumpri-las, também com apoio da CBF, para que não tenha
modificações como foi esse ano”, disse o diretor em entrevista.
Neste ano, o Fortaleza avançou às finais do Cearense e da Copa do Nordeste enquanto disputava o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores. Devido ao número de competições simultâneas, houve problemas com as datas das decisões. Na final do Estadual, Fortaleza e Caucaia disputaram o primeiro jogo em 24 de abril, enquanto a volta ocorreu dois dias depois, no dia 26.
Apesar da definição da fórmula e das datas da Copa do Nordeste, o formato do Campeonato Cearense ainda não foi definido. Segundo Mauro, na quinta-feira, 27, haverá a convocação oficial do Conselho Técnico para um debate sobre a organização da competição e projeta na próxima terça-feira, 1° de novembro, a resolução do regulamento.
“Amanhã (quinta-feira) devemos divulgar a data do Conselho Técnico, que deve ser já na próxima semana. O presidente Mauro Carmélio ainda está na CBF resolvendo as últimas pendências e chega na quinta-feira. No mesmo dia definimos quais seriam as possíveis fórmulas – vamos conversar com os clubes também – para terça-feira fazermos o Conselho Técnico”, afirmou.
Datas da Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste terá início no dia 5 de janeiro, com a fase prévia, e as finais estão previstas para ocorrer nos dias 19 de abril e 6 de maio. A primeira rodada da fase de grupos será em 22 de janeiro.
A definição da etapa de grupos ocorrerá somente após a Fase 2 da pré-Copa do Nordeste, que será no dia 8 de janeiro. Tanto a primeira quanto a segunda rodada da preliminar será em jogo único, com decisão por pênaltis em caso de empate. Apenas quatro de 16 clubes avançam das preliminares para ingressarem aos grupos, que já tem 12 times garantidos.
O formato será semelhante ao de 2022, com oito times em cada chave. Os quatro melhores classificados avançam para as quartas de final, em que disputarão jogo único até a decisão, com duelos de ida e volta. O campeão pode arrecadar o montante de até R$ 6,4 milhões, quase o dobro que o Fortaleza ganhou ao conquistar a Orelhuda nesse ano.