Pré-Libertadores e Sul-Americana: como ficam as vagas com perda de título do São Paulo

No panorama atual, a zona de classificação para a Copa Sul-Americana vai até o 14º colocado, enquanto a pré-Libertadores é G-8

15:14 | Out. 03, 2022

Por: Mateus Moura
Vagas em Libertadores e Sula movimentam Brasileirão (foto: Divulgação/Conmebol)

A derrota do São Paulo para o Independiente Del Valle pela final da Copa Sul-Americana, no último sábado, impactou diretamente no cenário de classificação por meio da Série A para os dois principais torneios internacionais do continente: Libertadores e Sula. Entre os interessados estão Ceará e Fortaleza, que seguem com boas possibilidades de conquistar vaga em alguma das competições.

Para a Sul-Americana, o panorama continua bem positivo. No momento atual, a zona de classificação para o certame contempla até o 14º colocado do Brasileirão, já que as finais da Copa do Brasil (Flamengo x Corinthians) e da Libertadores (Flamengo x Athletico-PR) são formadas por clubes que estão entre os 13 primeiros da elite nacional. O cenário só muda caso os campeões destes torneios terminem a Série A entre a 14ª e a 20ª posição.

Desta forma, caso o Ceará queira garantir classificação para Sula pelo terceiro ano seguido, terá de melhorar o desempenho nesta reta final. Na 16º posição, o Vovô tem quatro pontos a menos que o RB Bragantino, 14º. A situação do Fortaleza é mais confortável, tendo em vista que o Leão ocupa a 9ª colocação, com 37 pontos – seis a mais que o Alvinegro e o Coritiba (15º), ambos com 31.

Já para a Libertadores, o cenário atual indica que as vagas pré-eliminatórias do torneio vão até o oitavo colocado. Para que isso se concretize, os campeões da Copa do Brasil e Liberta terão de estar, obrigatoriamente, entre os seis primeiros do Brasileirão – no momento, Corinthians (4º), Flamengo (5º) e Athletico-PR (6º) estão nesta zona da tabela.

+ Confira mais notícias sobre Ceará e Fortaleza

Pelo lado do Tricolor do Pici, a perspectiva é de otimismo. O Leão, que participou da Libertadores nesta temporada e tornou-se o primeiro clube cearense a disputar o torneio, terá a missão de superar a diferença de cinco pontos para o América-MG (8º) ou de seis para o Atlético-MG (7º), caso a zona seja limitada até o G-7. Já para o Alvinegro, a tarefa é bem improvável: 11 pontos para o oitavo colocado e 12 para o sétimo.

Restando nove jogos para o fim do Brasileirão, Ceará e Fortaleza terão 27 pontos em disputa. Na próxima rodada, o Vovô encara o Goiás na Arena Castelão, enquanto o Leão viaja até Curitiba para enfrentar o Athletico-PR na Arena da Baixada.

Confira os duelos restantes de Ceará e Fortaleza na Série A:

Ceará

  1. Ceará x Goiás - Arena Castelão ou Presidente Vargas
  2. Atlético-MG x Ceará - Mineirão
  3. Ceará x Cuiabá - Arena Castelão
  4. Atlético-GO x Ceará - Antônio Accioly
  5. Internacional x Ceará - Beira Rio
  6. Ceará x Fluminense - Arena Castelão
  7. Corinthians x Ceará - Neo Química Arena
  8. Avaí x Ceará - Ressacada
  9. Ceará x Juventude - Arena Castelão

Fortaleza

  1. Athletico-PR x Fortaleza - Arena da Baixada
  2. Fortaleza x Avaí - Arena Castelão
  3. América-MG x Fortaleza - Independência
  4. Fortaleza x Atlético-MG - Arena Castelão
  5. Fortaleza x Coritiba - Arena Castelão
  6. Palmeiras x Fortaleza - Allianz Parque
  7. Fortaleza x Atlético-GO - Arena Castelão
  8. Fortaleza x RB Bragantino - Arena Castelão
  9. Santos x Fortaleza - Vila Belmiro