Chances de rebaixamento do Ceará superam as do Fortaleza após o fim da 22ª rodada, aponta levantamento

Leão do Pici terminou o primeiro turno do Brasileirão na lanterna e com 75% de chances de ser rebaixado. Enquanto o Vovô possuía mais chances de jogar a Sul-Americana do que a Série B

16:38 | Ago. 15, 2022

Por: Gabriel Borges
Fortaleza e Ceará se enfrentaram no último domingo, 14, na Arena Castelão (foto: Photographer: FABIO LIMA)

Três rodadas após o início do segundo turno do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Ceará vivem momentos distintos na competição. Apesar de apenas um ponto separar os dois rivais na tabela, onde o Ceará ocupa a 14ª colocação (25 pontos), e o Fortaleza a 15ª (24 pontos), o returno do Tricolor do Pici é melhor que o do Vovô.

Os resultados em campo trouxeram mudanças no panorama da temporada das duas equipes. Segundo o levantamento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente, as chances de rebaixamento do Fortaleza são de 23,7%, contra as 25,3% do Ceará.

Ao término do primeiro turno, o Alvinegro de Porangabuçu possuía apenas 12,4% de chances de jogar a Série B 2023. Por outro lado, a probabilidade do Leão terminar o ano rebaixado era de 75%.

Retomada Tricolor

Em três jogos disputados no segundo turno do Brasileirão, o Fortaleza acumula três vitórias. O Leão bateu o Cuiabá, fora de casa, e venceu Internacional e Ceará, na Arena Castelão. A sequência de vitórias fez com que o Fortaleza deixasse a zona de rebaixamento após 20 rodadas.

Ineficácia Alvinegra

O Ceará, que terminou o primeiro turno com mais chances de jogar a Copa Sul-Americana 2023 do que de ser rebaixado no Brasileirão, não vive um bom momento na competição nacional. Nos últimos quatro jogos que disputou, foram três derrotas e um empate. A falta de evolução da equipe e os resultados ruins culminaram na demissão do técnico Marquinhos Santos, na noite do último domingo, 14, após a derrota por 1 a 0, no Clássico-Rei.