Veja os classificados e rebaixados da Série C após o fim da primeira fase

Mirassol terminou a primeira fase na liderança, enquanto o Campinense foi o lanterna. Atlético-CE e Floresta conseguiram se livrar do rebaixamento

18:59 | Ago. 13, 2022

Por: Guilherme de Andrade
Jogadores e árbitros antes da partida entre Confiança e Atlético-CE, pela última rodada da Série C (foto: Mikael Machado/Confiança )

A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro chegou ao fim neste sábado, 13. Após a disputa de dez jogos, que foram iniciados às 17 horas, todos os oito classificados para a segunda fase e os quatro rebaixados para a quarta divisão foram definidos.

O Mirassol terminou a primeira fase da Série C na liderança. O time paulista somou 33 pontos, mesma pontuação do Paysandu, vice-líder da competição. Além dos dois primeiros colocados, outras seis equipes seguiram para a segunda fase: Figueirense-SC, Volta Redonda-RJ, Botafogo-SP, ABC-RN, Vitória-BA e Aparecidense-GO.

Os oito classificados serão divididos em dois grupos na segunda fase. Os dois primeiros colocados de cada chave garantem vaga na Série B de 2023, além de participarem da semifinal da terceira divisão. 

As equipes que irão jogar a quarta divisão em 2023 também foram definidas. Brasil de Pelotas e Atlético-CE se juntaram a Campinense e Ferroviário, que já chegaram na 19ª rodada rebaixados para a Série D. A Águia da Precabura perdeu o confronto direto contra o Confiança e, por consequência, permaneceu no Z4. 

O Floresta foi o único cearense que conseguiu garantir permanência na Série C. O Verdão da Vila venceu o vice-líder Paysandu e terminou a terceira divisão na 15ª posição, com 23 pontos somados. O Atlético-CE ficou em 17º, enquanto o Ferroviário concluiu na 19ª colocação.