Precisando da vitória, Ceará e Fortaleza se enfrentam pela 22ª rodada do Brasileirão
Vovô quer encerrar a sequência sem vitórias no Brasileirão, enquanto o Fortaleza busca deixar a zona de rebaixamento pela primeira vez desde a rodada inicial
15:35 | Ago. 13, 2022
Na tarde deste domingo, 14, Ceará e Fortaleza voltam a se enfrentar pelo Campeonato Brasileiro. Às 16 horas, a bola começa a rolar na Arena Castelão, em partida válida pela 22ª rodada da Série A. O Clássico-Rei promete ser acirrado e cheio de tensão, já que as duas equipes precisam da vitória devido o momento dentro da atual temporada.
O jogo deste domingo será o quinto entre alvinegros e tricolores apenas em 2022. Na temporada, o Ceará venceu dois clássicos, enquanto o Fortaleza apenas um. No confronto restante, o placar final terminou empatado.
Leia mais
Entretanto, o Fortaleza foi quem saiu feliz na última vez que os dois rivais estiveram frente a frente. No dia 13 de julho deste ano, o Tricolor de Aço foi derrotado por 1 a 0 pelo Ceará, mas ainda assim garantiu classificação para as quartas de final da Copa do Brasil, e, por consequência, eliminou o Vovô da competição. No jogo de ida, a equipe de Vojvoda venceu por 2 a 0.
Por outro lado, o Ceará busca manter a hegemonia sobre o Fortaleza quando se trata de partidas de Campeonato Brasileiro. Ao todo, foram disputados 17 Clássicos-Rei na Série A, com 10 vitórias do Alvinegro, três do Tricolor e quatro empates. No primeiro turno da atual edição do Brasileirão, o time de Porangabuçu levou a melhor ao vencer por 1 a 0 e, consequentemente, chegar ao quinto jogo consecutivo derrotando o rival na elite do futebol nacional.
Em fases opostas neste momento da temporada, Ceará e Fortaleza necessitam da vitória neste domingo. O Vovô quer encerrar a sequência de três partidas sem conquistar os três pontos na Série A - foram duas derrotas e um empate -, enquanto o Leão quer vencer a terceira consecutiva para deixar a zona de rebaixamento pela primeira vez desde a primeira rodada da Série A,
O time de Porangabuçu está na 14ª posição, com 25 pontos. O Tricolor do Pici é o 17º, primeiro dentro do Z4, com 21 pontos somados.
Ceará
O técnico Marquinhos Santos precisará quebrar a cabeça para montar o time titular do Vovô no Clássico-Rei deste domingo. Dentre lesionados e suspensos, o Ceará tem seis desfalques confirmados para o duelo contra o Fortaleza. Para agravar ainda mais a situação, três das ausências podem ser classificadas como titulares da equipe.
Messias e Luiz Otávio, dupla de zaga titular do Ceará, estão fora do clássico pelo mesmo motivo: suspensão. Os atletas completaram a sequência de três cartões amarelos no empate diante do Botafogo, no último fim de semana. Além deles, o atacante Zé Roberto também é desfalque pelo acúmulo de cartões.
Fora os suspensos, o Ceará está com o departamento médico cheio. Cléber, Diego Rigonato e Rodrigo Lindoso fazem tratamento no DM e são ausência confirmada para o jogo deste domingo, 14.
A situação do centroavante é a mais preocupante. Cléber sofreu uma lesão no quadríceps femoral da coxa e precisará de três meses para se recuperar totalmente. Por isso, o Ceará acabou contratando Jô, que já pode ser relacionado para o Clássico-Rei.
Diego Rigonato, com lesão muscular no adutor da coxa direita, e Rodrigo Lindoso, que passou por cirurgia após lesionar o menisco medial, farão tratamento no DM por um período menor. O meia ficará fora de combate por três semanas, enquanto o volante por 30 dias.
Por outro lado, Marquinhos Santos poderá contar com os retornos de Richard, Bruno Pacheco e Jhon Vásquez. O primeiro ficou de fora do duelo contra o São Paulo após morte do irmão, enquanto os outros dois estavam entregues ao departamento médico.
Fortaleza
Ao contrário do rival, o técnico Juan Pablo Vojvoda não terá tantas dificuldades para montar o time titular do Fortaleza. O escrete vermelho-azul-e-branco tem apenas um desfalque confirmado: Romarinho. O atacante foi expulso contra o Internacional, no último domingo, 7, por reclamar acintosamente com o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães.
A única dúvida no elenco tricolor é relacionada ao lateral/zagueiro Tinga, que ficou cerca de dois meses entregue ao departamento médico do Fortaleza. O defensor passou por cirurgia para corrigir uma lesão ligamentar no pé esquerdo e está em transição. Até o meio desta semana, ele ainda não havia treinado com o restante dos atletas no campo.
O Fortaleza também não poderá contar com o novo reforço anunciado na última quinta-feira, 11. O atacante Pedro Rocha, que assinou em definitivo com o Leão até o fim de 2023, ainda não foi regularizado e por isso não poderá entrar em campo contra o Ceará. O atleta de 27 anos deverá chegar à capital cearense neste sábado, 13.
Vojvoda terá um importante retorno para o Clássico-Rei. O atacante Thiago Galhardo retorna após ficar de fora da partida contra o Inter por questões contratuais. Ele enfrentará o Ceará, seu ex-clube, pela primeira vez desde que acertou com o Fortaleza e é uma das opções para assumir a vaga de titular no lugar de Romarinho.
Ficha técnica
Ceará (4-3-3): João Ricardo; Nino Paraíba, Gabriel Lacerda, Lucas Ribeiro e Victor Luís; Richardson, Richard e Guilherme Castilho; Mendoza, Lima e Vina. Técnico: Marquinhos Santos.
Fortaleza (3-4-3): Fernando Miguel; Brítez, Marcelo Benevenuto e Titi; Lucas Crispim, Ronald (Hércules), Lucas Sasha e Juninho Capixaba; Moisés, Thiago Galhardo e Robson. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Local: Arena Castelão-CE.
Data: 13/8/2022.
Horário: 16 horas.
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima - RS.
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi - RS e Lúcio Beiersdorf - RS.
VAR: Daniel Nobre Bins - RS.
Transmissão: Globo, Premiere e Rádio O POVO CBN.