Clássico-Rei: a importância da vitória para Ceará e Fortaleza

Triunfo para o Vovô significa a retomada de confiança para a sequência da temporada. Já para o Tricolor do Pici pode resultar na saída da incômoda zona de rebaixamento

Ceará e Fortaleza se enfrentam neste domingo, 14, para o último Clássico-Rei de 2022. Os impactos de um confronto desta relevância são diretos nas pretensões de cada um no Campeonato Brasileiro. As equipes entram em campo às 16 horas, na Arena Castelão, em duelo válido pela 22ª rodada da Série A.

O triunfo para o Tricolor do Pici pode resultar na saída da incômoda zona de rebaixamento. Lanterna em grande parte do primeiro turno da competição, hoje, o Leão ocupa a 17ª colocação, a apenas um ponto do primeiro time fora do Z-4, o Avaí.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com a vitória, a equipe comandada por Juan Pablo Vojvoda saltaria para 24 pontos. Para sair da zona, além do triunfo, a equipe do Pici torce por tropeço do Avaí ou Coritiba na rodada.

O Vovô, por sua vez, precisa da vitória para recuperar a confiança após a eliminação na Copa Sul-Americana. Apenas no Campeonato Brasileiro até o fim da temporada, o escrete preto-e-branco busca o triunfo diante do maior rival para aumentar vantagem de pontos sobre a zona de rebaixamento e subir na tabela.

Atualmente na 14ª colocação, com 25 pontos, a vitória pode colocar o Vovô até dentro do G-10, dependendo de tropeços de rivais diretos.

O Fortaleza chega para o Clássico embalado após duas vitórias no returno e 100% de aproveitamento. Sem sofrer gols nas últimas rodadas da Série A, o sistema defensivo tricolor vem apresentando segurança. A equipe está entre as 10 defesas menos vazadas do campeonato com 23 gols sofridos. No entanto, ainda precisa de ajustes, com apenas 19 tentos marcados, é o quarto pior do certame.

Já o Ceará vai para o Clássico precisando retomar a confiança para a sequência da competição. Eliminado da Sul-Americana na última quarta-feira, 10, pelo São Paulo, e já fora da Copa do Brasil, superado inclusive pelo Leão, o Vovô, agora, tem o foco total no Brasileirão.

O retrospecto do confronto na Série A favorece ao Ceará. Desde 2019, o Vovô não perde para o Leão no Campeonato Brasileiro de pontos corridos. De lá para cá, só deu Alvinegro nos jogos pelo certame nacional.

Foram cinco partidas e cinco triunfos do clube do Porangabuçu. No total, são sete partidas desde que os dois dividem espaço na elite, com seis vitórias do Ceará e somente uma do Fortaleza. Neste recorte, foram 13 gols marcados pelo pelo Alvinegro, contra apenas três da equipe do Pici. O duelo de despedida entre eles na temporada 2021 terminou com goleada por 4 a 0 aplicada pelo Vovô sobre o rival tricolor com atuação brilhante de Vina.

Para o time do Pici, vencer o maior rival é fundamental para manter o nível de confiança alcançado nas últimas rodadas do certame. A vitória do Leão, consequentemente, elevará o clima de tensão para o Alvinegro.

Para a equipe do Porangabuçu, superar o principal adversário significa reestabelecer a conexão com a torcida, manter o Fortaleza no Z-4 e gerar pressão no Pici. O triunfo pode amenizar a desconfiança dos torcedores em relação ao trabalho de Marquinhos Santos.

Desfalques e Retornos de Ceará e Fortaleza para o Clássico-Rei

Marquinhos Santos e Vojvoda não terão força máxima para o confronto. As duas equipes contam com desfalques importantes. A única baixa confirmada do Fortaleza é o atacante Romarinho. O atleta foi expulso diante do Internacional na última rodada do certame. Tinga, em período de transição, ainda é dúvida para o confronto.

No Ceará, o alerta maior vai para a dupla de zaga titular. Messias e Luiz Otávio foram advertidos com terceiro amarelo e cumprirão suspensão automática. Zé Roberto também foi amarelado no jogo contra o Botafogo e é ausência. Cléber e Diego Rigonato, todos lesionados, serão baixas para o duelo.

Por outro lado, os dois treinadores contarão com retornos. O meia-atacante Thiago Galhardo deve estrear em Clássicos-Rei pelo Fortaleza, após ser desfalque contra o Colorado. No Alvinegro, Richardson volta ao time titular depois de cumprir suspensão contra o Botafogo, e Jhon Vásquez, recuperado, volta a ser opção.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

clássico-rei ceará sporting club fortaleza esporte clube vitória importância vitória peso clássico-rei

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar