Jogador do Atlético-CE relata ter sofrido injúria racial em jogo pela Série C

Após o jogo, Zé Carlos foi para a delegacia prestar Boletim de Ocorrência e identificar o suposto torcedor que o desferiu injúrias raciais

O lateral-esquerdo do Atlético Cearense, Zé Carlos, relatou ter sofrido injúrias raciais de um torcedor do Brasil de Pelotas em derrota do clube cearense por 4 a 1 para o Xavante, fora de casa, na manhã deste domingo, 17, em duelo válido pela 15° rodada da Série C.

O episódio ocorreu no momento em que o atleta retornava para o segundo tempo da partida. O quarto árbitro, Lucas Guimarães, acionou a Polícia Militar, que identificou o suposto autor das ofensas e o retirou do estádio Bento da Silva para prestar esclarecimentos na delegacia. Ao ser substituído, Zé Carlos chorou na saída de campo e foi consolado pela presidente do Atlético-CE, Maria Vieira.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Após o jogo, Zé Carlos foi para a delegacia prestar Boletim de Ocorrência e identificar o suposto torcedor que o desferiu injúrias raciais.

O fato foi relatado na súmula pelo árbitro principal, Rafael Carlos Salgueiro.

O reinício da partida no segundo tempo atrasou seis minutos, tendo em vista que o jogador nº 06, o Sr. José Carlos Gomes Pereira, da equipe do Atlético Cearense, me procurou relatando ter sofrido injúria racial por parte de torcedor do Brasil de Pelotas, junto à arquibancada próxima ao túnel de acesso ao vestiário da equipe visitante. O atleta relatou que o torcedor fez gestos racistas em sua direção imitando um macaco.

Após o relato do jogador, entramos em contato com o Sgt. Farias da brigada militar (Polícia Militar do RS) para identificar o torcedor que supostamente fez os gestos. Tendo feito a identificação, a brigada militar autorizou início do segundo tempo. enquanto transcorria a partida, a brigada militar retirou o suposto torcedor da arquibancada e levou para a delegacia da cidade. Assim que substituído no segundo tempo, o atleta de nº 06, o Sr. José Carlos Gomes Pereira, foi encaminhado à delegacia para registro de B.O e identificação efetiva do torcedor.

Em nota, o Atlético Cearense se solidarizou com Zé Carlos e afirmou que oferecerá apoio jurídico ao atleta para realizar medidas cabíveis.

Na volta intervalo do jogo, o nosso atleta Zé Carlos relatou para a equipe de arbitragem que estava ouvindo insultos de cunho racista por parte dos torcedores locais. O torcedor foi identificado pela Polícia e retirado das arquibancadas para prestar esclarecimentos.

O Atlético, através de seu Departamento Jurídico, buscará tomar as medidas cabíveis ao caso e prestará todo apoio ao jogador.

Em coletiva após o jogo, o vice-presidente de futebol do Brasil de Pelotas, Arthur Lannes , se pronunciou sobre o caso em coletiva após o jogo e julgou ser "inadmissível".

Em entrevista à Rádio e TV Xavante, que transmitiu a partida, o setor jurídico do clube se pronunciou sobre as medidas tomadas pelo clube e o desenrolar do caso.

Já houve a identificação do torcedor. O Brasil de Pelotas já fez a parte que incumbe a ele, identificou o torcedor, que foi retirado pela brigada. Foi tomada as providências do ponto de vista do que o Brasil de Pelotas pode fazer, e fez. Temos que ver como isso vai se desenrolar. Tem alguns detalhes formais que eu não quero adiantar aqui agora, mas que têm que serem preenchidos e ainda não foram. Então vamos aguardar para ver por onde vai (o caso), porque esse tipo de delito é pessoal, então tem algumas coisas que são requisitos formais e que ainda não estão preenchidos.

Em nota, a Federação Cearense repudiou o caso, que avaliou ser "extremamente lamentável e inadmissível" e que "Não há tolerância para o que é intolerável". A federação espera que medidas cabíveis sejam aplicadas e também ofereceu apoio jurídico ao atleta e ao clube.

A Federação Cearense de Futebol vem por meio desta nota, repudiar o racismo sofrido pelo atleta Zé Carlos, lateral esquerdo do FC Atlético neste domingo, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, a polícia também foi acionada pelo clube e pelo atleta. O torcedor foi identificado e detido pela Polícia Militar e ao término da partida, o jogador foi encaminhado para a delegacia onde a ocorrência foi registrada para fins de apuração e responsabilização do torcedor.

Durante a partida entre Brasil de Pelotas e FC Atlético Cearense, no estádio Bento de Freitas, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o lateral esquerdo Zé Carlos relatou para a equipe de arbitragem que foi vítima de insultos de racismo oriundos de torcedores do time gaúcho.

É extremamente lamentável e inadmissível que num ambiente esportivo e popular como o futebol tenhamos que presenciar situações desse nível.
Não há tolerância para o que é intolerável. Esperamos que as medidas necessárias sejam aplicadas e colocamos nosso Departamento Jurídico a disposição e prestaremos todo o apoio necessário ao atleta e ao clube envolvido.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

zé carlos atlético cearense racismo atlético cearense x brasil de pelotas série c injúria racial

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar