Marquinhos Santos x Vojvoda: quais mudanças os técnicos preparam para o Clássico-Rei
O Esportes O POVO traçou as estratégias que os treinadores podem utilizar para atingir o objetivo em campo e avançar de fase no principal torneio do futebol brasileiro.
14:36 | Jul. 12, 2022
Ceará e Fortaleza realizam nesta quarta-feira, 13, o duelo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil, e os técnicos Marquinhos Santos e Juan Pablo Vojvoda terão estratégias diferentes para conquistar a vaga na próxima fase do torneio.
Mandante na partida, o Ceará conta com o apoio da torcida para derrotar o Tricolor por pelo menos dois gols de diferença para levar a disputa para os pênaltis. Com a vantagem no agregado, o Fortaleza pode até perder pelo placar mínimo para garantir a vaga para as quartas de final.
O Esportes O POVO traçou as estratégias que os treinadores podem utilizar para atingir o objetivo em campo e avançar de fase no principal torneio do futebol brasileiro.
Leia mais
Em busca da remontada
O Ceará não terá missão fácil. Além do fator clássico, o Alvinegro deve enfrentar o rival com a defesa fechada e explorando contra-ataques. Dessa forma, o maior desafio de Marquinhos Santos será buscar o equilíbrio entre atacar com o que tem de melhor sem sobrecarregar o sistema defensivo quando perder a bola.
Diferente do jogo de ida, o comandante terá à disposição o colombiano Mendoza, artilheiro da equipe na temporada. O atleta jogou apenas um Clássico-Rei em 2022, pelo Nordestão, onde foi o autor do gol que abriu o placar a favor do Vovô e terminou empatado em 1 a 1. Nos demais, o jogador desfalcou o time por suspensão, no Brasileirão, e por lesão, no duelo de ida da Copa do Brasil.
Além de Mendoza, o trio de ataque deve contar com Lima e um centroavante de origem, que pode ser Zé Roberto, Cléber ou Matheus Peixoto, enquanto Vina recua para jogar como meia, na frente da dupla de volantes, provavelmente formada por Richard e Richardson. O camisa 29 tem se destacado quando atua centralizado e atrás do atacante.
Dessa forma, Lima, que atuava como meia armador, pode voltar a jogar pelo lado direito.
No setor defensivo, Nino Paraíba deve retomar a titularidade. Mais ofensivo que o concorrente Michel Macedo, o camisa 2 costuma ser uma válvula de escape pelo lado direito do ataque. Em um contexto onde a equipe precisa tirar dois gols de diferença, ele larga na frente na preferência do treinador.
Já no lado esquerdo, Bruno Pacheco e Victor Luis disputam a vaga. O primeiro é o favorito para assumir o posto. O camisa 6 é o jogador alvinegro com mais desarmes (24) do elenco no Brasileirão, em 12 partidas.
Vantagem tricolor
O Fortaleza tem a favor a vantagem de dois gols para encaminhar a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Sem a necessidade de buscar o resultado, o técnico Juan Pablo Vojvoda deve montar uma equipe com forte marcação à frente da linha de cinco defensiva e com atacantes de velocidade para explorar os contra-ataques.
Lucas Lima pode retornar ao time titular após ser desfalque contra o Palmeiras. Ele tem sido peça fundamental para a criatividade do meio de campo.
Caso seja confirmada a titularidade, o atleta ficaria à frente da dupla de volantes Zé Welison e Felipe. Outra possibilidade é sacar Lucas Lima e jogar com três volantes, incluindo Hércules ou Ronald na trinca.
No embate de ida, Vojvoda usou a escalação com três volantes: Zé Welison, Felipe e Ronald.
No ataque, Vojvoda pode repetir a dupla de ataque com velocistas, como fez contra o Palmeiras: Moisés e Romarinho. Com eles, o treinador pode apostar no jogo de profundidade, buscando as costas dos laterais alvinegros. Outra alternativa é ter Romero como referência ao lado de Moisés.
Titular no último jogo, Fernando Miguel teve atuação segura e conquistou o apoio da torcida. O goleiro deve retornar para proteger a meta da equipe e pode ser um dos nomes decisivos em caso de disputa de pênaltis.
Na defesa, Habraão ganhou espaço e briga com Ceballos pela titularidade no Clássico-Rei. O jovem jogador se destacou nos dois últimos jogos onde foi titular, contra Palmeiras e Coritiba, enquanto o defensor colombiano vive momento de oscilação neste momento da temporada.