Conmebol pede gramado do Castelão na "melhor condição" para inspeção e prevê plano de ação
Equipe de engenharia agrônoma da entidade sul-americana realiza visita técnica ao estádio na próxima segunda-feira, às 10 horas
15:10 | Jun. 12, 2022
Alvo de críticas nas últimas semanas, o gramado da Arena Castelão receberá um olhar cuidadoso de especialistas visando melhorias. Na próxima segunda-feira, 13, a partir das 10 horas, a equipe de engenharia agrônoma da Conmebol realizará uma inspeção para traçar um plano de ação como foco nos próximos jogos de Fortaleza e Ceará na Libertadores e Sul-Americana, respectivamente, apurou o Esportes O POVO.
Em ofício enviado no início deste mês, segundo o colunista Marcel Rizzo, do UOL, a entidade sul-americana já havia avisado aos clubes participantes das oitavas de final das duas competições que faria visitas técnicas aos estádios a fim de observar a condição dos campos.
Na última quinta-feira, 9, dirigentes do Leão e do Vovô participaram de reunião com o Governo do Estado no próprio Gigante da Boa Vista acerca da situação do gramado e revelaram que a inspeção da Conmebol ocorreria na segunda. Atendendo ao apelo das equipes, a governadora Izolda Cela descartou interditar o estádio neste momento — a obra duraria entre 60 e 90 dias.
A entidade responsável pelo futebol do continente avisou que "é de suma importância a presença da equipe responsável pela manutenção diária do campo além de acesso completo aos equipamentos, produtos químicos e maquinários utilizados para tal manutenção", além da presença de ao menos um representante do Alvinegro e do Tricolor.
A equipe de Competições e Operações da Conmebol pediu que o campo do Castelão seja "apresentado em sua melhor condição (cortado, pintado e com sistema de irrigação funcionando)" para que "a equipe de agrônomos da CONMEBOL, em conjunto com os clubes, pessoal de estádio e equipe de manutenção de campo possam traçar um plano de ação para as próximas partidas válidas pela competições CONMEBOL".
Apesar da insatisfação generalizada com o gramado, a intenção da Conmebol não é vetar o estádio dos jogos da Libertadores e Sul-Americana, e sim encontrar soluções e colaborar na manutenção para que o palco esteja em melhor condição nas partidas.
O Gigante da Boa Vista será palco dos jogos dos cearenses no mata-mata dos torneios internacionais: o Leão recebe o Estudiantes, da Argentina, no próximo dia 30, às 21h30min, enquanto o Vovô encara o The Strongest, da Bolívia, no dia 6 de julho, às 19h15min.
"Ela (Conmebol) se colocou à disposição, inclusive, para ajudar a investir. A qualidade do gramado impacta diretamente no espetáculo", disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza.
"Ela deixou bem claro que a Conmebol não vem para vetar nada. A entidade vem no intuito de ajudar, de colaborar, do jeito que for. Eles querem entender desde o maquinário que é utilizado, o adubo, se for possível. Vão trazer algumas pessoas que entendem da parte processual, da manutenção no campo. Acredito que será uma grande ajuda para a gente, até para ela investir também", explicou Veridiano Pinheiro, diretor de operações do Ceará.