Ceará e Fortaleza: veja a lista dos feitos na Sul-Americana e Libertadores

O Esportes O POVO listou alguns dos principais feitos protagonizados pela dupla cearense ao longo das campanhas históricas pelos torneios continentais, confira

14:16 | Mai. 26, 2022

Por: Pedro Mairton
Ceará e Fortaleza fizeram história ao se classificarem para as oitavas de final da Sul-Americana e Libertadores, respectivamente (foto: Alejandro Pagni/AFP / Bruno Oliveira/Fortaleza EC)

A noite do dia 25 de maio de 2022 ficará eternizada na história do futebol cearense e, principalmente, na memória dos torcedores de Ceará e Fortaleza. Isso porque além da classificação às oitavas de final da Sul-Americana e Libertadores, ambas equipes proporcionaram grandes feitos na última rodada da fase de grupos das respectivas competições internacionais.

O Esportes O POVO listou alguns dos principais feitos protagonizados pela dupla cearense ao longo das campanhas históricas pelos torneios continentais. Confira abaixo:

Ceará

Melhor campanha geral da Sul-Americana

O Ceará terminou a fase de grupos com seis vitórias em seis jogos, com 18 pontos conquistados, a melhor campanha geral da competição. A equipe que chegou mais perto do Alvinegro de Porangabuçu foi o São Paulo, que conquistou 16, com cinco triunfos e um empate.

Primeiro time da história a ter 100% de aproveitamento na fase de grupos da Sul-Americana

Além da melhor campanha geral na fase de grupos da edição 2022 da Sul-Americana, o Ceará também foi o primeiro time da história do torneio a encerrar a fase com 100% de aproveitamento desde que o modelo foi adotado, em 2021.

Neste recorte de tempo, o certame contou com 16 clubes que terminaram as suas chaves na primeira colocação — oito na última temporada e oito neste ano —, e somente o Alvinegro de Porangabuçu conseguiu vencer todos os seis jogos.

Melhor ataque e melhor defesa

Além da campanha irretocável, o Ceará também garantiu os melhores números do torneio. O Vovô foi o dono do melhor ataque, com 17 gols marcados, e com a melhor defesa, com nenhum sofrido.

Quem mais se aproximou do número de tentos anotados pelo Alvinegro foi o próprio adversário de grupo, o Independiente-ARG, que marcou 13 gols. Já a segunda melhor defesa é a do Union Santa Fé-ARG, que sofreu dois gols, mas ainda joga na rodada.

Primeiro clube nordestino a vencer na Argentina

Se vencer o Rey de Copas na Arena Castelão foi um grande feito, derrotar os argentinos no estádio Libertadores de América foi ainda maior. O Ceará foi o primeiro clube nordestino da história a triunfar na Argentina em um jogo oficial.

Fortaleza

Primeiro time nordestino estreante a avançar na fase de grupos da Libertadores

O Fortaleza fez história logo na primeira participação na Copa Libertadores. O Tricolor do Pici foi o primeiro clube nordestino a avançar na fase de grupos em estreia na competição. Os outros clubes nordestinos que foram para a competição nesse formato foram Náutico, em 1968, e Sport, em 1988, e ambos os pernambucanos caíram ainda na fase inicial. 

Primeiro clube cearense a avançar de fase em um torneio internacional

O Fortaleza foi o primeiro clube cearense na história a avançar de fase de uma competição internacional. Mesmo com a classificação garantida às oitavas de final da Sul-Americana quando bateu o Alianza Lima por 2 a 0, o Fortaleza fez questão de ir além e se classificou na Libertadores ao bater o Colo-Colo por 4 a 3, fora de casa.

Colo-Colo não sofria quatro gols no mesmo jogo dentro de casa há mais de um ano

O Fortaleza não só derrotou o Colo-Colo, como aplicou quatro gols dentro do estádio Monumental, casa do “Cacique”. A última vez em que os chilenos sofreram quatro ou mais gols jogando como mandante foi em outubro de 2020, quando foi derrotado por 5 a 3 para o Unión Española, em jogo válido pela Liga Chilena.

Já em competições internacionais, O Colo-Colo não sofria quatro ou mais gols em casa desde 1999, quando foi goleado por 4 a 0 para o Flamengo, na primeira fase da antiga Copa Mercosul, torneio equivalente à Sul-Americana na época.

Única equipe do grupo a tirar pontos do River Plate

O empate por 1 a 1 contra o River Plate na Arena Castelão foi o primeiro grande passo do Fortaleza para conseguir a histórica classificação. Apesar de não ter saído vitorioso do confronto, o time de Juan Pablo Vojvoda foi superior aos argentinos em boa parte do duelo e por pouco não realizou uma façanha diante dos “Millonarios”.

O empate torna-se ainda mais valioso pelo fato do River Plate ter vencido todos os outros cinco jogos no grupo e ter terminado a fase com a segunda melhor campanha geral da Libertadores, atrás somente do Palmeiras, que venceu todas as seis partidas.