Ceará e Fortaleza: veja a lista dos feitos na Sul-Americana e Libertadores
O Esportes O POVO listou alguns dos principais feitos protagonizados pela dupla cearense ao longo das campanhas históricas pelos torneios continentais, confiraA noite do dia 25 de maio de 2022 ficará eternizada na história do futebol cearense e, principalmente, na memória dos torcedores de Ceará e Fortaleza. Isso porque além da classificação às oitavas de final da Sul-Americana e Libertadores, ambas equipes proporcionaram grandes feitos na última rodada da fase de grupos das respectivas competições internacionais.
O Esportes O POVO listou alguns dos principais feitos protagonizados pela dupla cearense ao longo das campanhas históricas pelos torneios continentais. Confira abaixo:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ceará
Melhor campanha geral da Sul-Americana
O Ceará terminou a fase de grupos com seis vitórias em seis jogos, com 18 pontos conquistados, a melhor campanha geral da competição. A equipe que chegou mais perto do Alvinegro de Porangabuçu foi o São Paulo, que conquistou 16, com cinco triunfos e um empate.
Primeiro time da história a ter 100% de aproveitamento na fase de grupos da Sul-Americana
Além da melhor campanha geral na fase de grupos da edição 2022 da Sul-Americana, o Ceará também foi o primeiro time da história do torneio a encerrar a fase com 100% de aproveitamento desde que o modelo foi adotado, em 2021.
Neste recorte de tempo, o certame contou com 16 clubes que terminaram as suas chaves na primeira colocação — oito na última temporada e oito neste ano —, e somente o Alvinegro de Porangabuçu conseguiu vencer todos os seis jogos.
Melhor ataque e melhor defesa
Além da campanha irretocável, o Ceará também garantiu os melhores números do torneio. O Vovô foi o dono do melhor ataque, com 17 gols marcados, e com a melhor defesa, com nenhum sofrido.
Quem mais se aproximou do número de tentos anotados pelo Alvinegro foi o próprio adversário de grupo, o Independiente-ARG, que marcou 13 gols. Já a segunda melhor defesa é a do Union Santa Fé-ARG, que sofreu dois gols, mas ainda joga na rodada.
Primeiro clube nordestino a vencer na Argentina
Se vencer o Rey de Copas na Arena Castelão foi um grande feito, derrotar os argentinos no estádio Libertadores de América foi ainda maior. O Ceará foi o primeiro clube nordestino da história a triunfar na Argentina em um jogo oficial.
Fortaleza
Primeiro time nordestino estreante a avançar na fase de grupos da Libertadores
O Fortaleza fez história logo na primeira participação na Copa Libertadores. O Tricolor do Pici foi o primeiro clube nordestino a avançar na fase de grupos em estreia na competição. Os outros clubes nordestinos que foram para a competição nesse formato foram Náutico, em 1968, e Sport, em 1988, e ambos os pernambucanos caíram ainda na fase inicial.
Primeiro clube cearense a avançar de fase em um torneio internacional
O Fortaleza foi o primeiro clube cearense na história a avançar de fase de uma competição internacional. Mesmo com a classificação garantida às oitavas de final da Sul-Americana quando bateu o Alianza Lima por 2 a 0, o Fortaleza fez questão de ir além e se classificou na Libertadores ao bater o Colo-Colo por 4 a 3, fora de casa.
Colo-Colo não sofria quatro gols no mesmo jogo dentro de casa há mais de um ano
O Fortaleza não só derrotou o Colo-Colo, como aplicou quatro gols dentro do estádio Monumental, casa do “Cacique”. A última vez em que os chilenos sofreram quatro ou mais gols jogando como mandante foi em outubro de 2020, quando foi derrotado por 5 a 3 para o Unión Española, em jogo válido pela Liga Chilena.
Já em competições internacionais, O Colo-Colo não sofria quatro ou mais gols em casa desde 1999, quando foi goleado por 4 a 0 para o Flamengo, na primeira fase da antiga Copa Mercosul, torneio equivalente à Sul-Americana na época.
Única equipe do grupo a tirar pontos do River Plate
O empate por 1 a 1 contra o River Plate na Arena Castelão foi o primeiro grande passo do Fortaleza para conseguir a histórica classificação. Apesar de não ter saído vitorioso do confronto, o time de Juan Pablo Vojvoda foi superior aos argentinos em boa parte do duelo e por pouco não realizou uma façanha diante dos “Millonarios”.
O empate torna-se ainda mais valioso pelo fato do River Plate ter vencido todos os outros cinco jogos no grupo e ter terminado a fase com a segunda melhor campanha geral da Libertadores, atrás somente do Palmeiras, que venceu todas as seis partidas.