Após equilíbrio sem público em 2020, Ceará e Fortaleza fazem primeiro Clássico-Rei de 2021
Com três vitórias para cada lado e um empate na última temporada, Vovô e Leão voltam a se enfrentar na Arena Castelão vazia, pela Copa do Nordeste
10:00 | Mar. 18, 2021
No próximo sábado, 20, a partir das 16 horas, Ceará e Fortaleza vão a campo na Arena Castelão para realizar o primeiro Clássico-Rei de 2021, válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Com retrospecto de equilíbrio no ano passado, de duelo em Salvador a final de campeonato, os rivais se enfrentarão mais uma vez sem presença de público.
Foram sete confrontos na última temporada, entre Campeonato Cearense, Copa do Nordeste e Série A. O Alvinegro conseguiu três vitórias, o Tricolor obteve outros três triunfos e o empate prevaleceu em um duelo - o primeiro do ano.
No dia 1º de fevereiro, Klaus e Osvaldo balançaram as redes no 1 a 1, pelo Nordestão. Foi o único confronto com torcedores nas arquibancadas do Gigante da Boa Vista, ainda antes da pandemia de Covid-19 assolar o país.
Daí em diante, Vovô e Leão se enfrentaram apenas diante do vazio das arquibancadas - e até fora da Capital. Em 15 de julho, pelo Estadual, Wellington Paulista e Yuri César marcaram os gols do time do Pici na vitória por 2 a 1, enquanto Bergson descontou.
Treze dias depois, desta vez pela Copa do Nordeste, a equipe de Porangabuçu levou a melhor na semifinal e venceu por 1 a 0, com novo gol de Klaus. O clássico ocorreu em Salvador, onde foi realizada a reta final do torneio regional em meio à pandemia.
No Brasileirão, o Ceará conseguiu bater o Fortaleza duas vezes: 1 a 0, em 2 de setembro, com gol de Vina, e 2 a 0, em 20 de dezembro, com gols de Lima e Cléber. Em meio aos duelos na elite, o Tricolor conseguiu dois triunfos no Estadual e conquistou o bicampeonato: 2 a 1, no dia 30 de setembro, graças a Bruno Melo e Tinga, e 1 a 0, em 21 de outubro, com nova bola na rede do camisa 2.
Rotatividade no comando
Ao longo da temporada, além da ausência de público nos estádios, os arquirrivais também conviveram com mudanças no comando técnico. No primeiro confronto, Rogério Ceni estava à frente do Fortaleza, enquanto Argel Fucks treinava o Ceará.
Nos jogos seguintes, Guto Ferreira já estava no comando do Vovô, enquanto Ceni disputou o último Clássico-Rei pelo Tricolor na final do Estadual. Na última partida da temporada, pela Série A, Marcelo Chamusca foi o técnico do Leão e fez o duelo à parte, à beira do campo, com Guto.
Números do Clássico-Rei em 2020
- 7 partidas
- 3 vitórias do Ceará
- 3 vitórias do Fortaleza
- 1 empate
- 13 gols marcados
- Placares mais comuns: 1 a 0 e 2 a 1 (duas vezes cada)
- Maiores artilheiros: Klaus e Tinga, com 2 gols