Ferroviário sonha tornar o clube uma referência nacional no segmento de E-sports

Clube conta com uma equipe de futebol digital desde novembro passado e se prepara para disputar a 1ª edição da Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs

17:57 | Abr. 05, 2020

Por: Bruno Balacó
Logo oficial do projeto (foto: Divulgação/Ferroviário )

Mesmo que de forma virtual, o torcedor coral já tem compromisso marcado para voltar a vibrar com o clube do coração, enquanto a bola não volta a rolar nos gramados. Na próxima quarta-feira, 8, o Ferroviário participa da 1ª edição da Copa Cearense de Futebol Digital Pro Clubs, torneio de E-sports que conta ainda com as participações de Ceará e Fortaleza na disputa. A competição começa às 22h, com transmissão da FCF TV, emissora da Federação Cearense de Futebol, entidade que chancela o campeonato. Os perfis de Facebook dos três clubes também exibirão as partidas.

Para Chateaubriand Arrais Filho, diretor de marketing do Ferrão, o torneio é uma ótima oportunidade para dar visibilidade ao trabalho que o clube já vem realizando nos últimos meses na área digital. “Os esportes eletrônicos tem sido uma febre bastante difundida no mundo inteiro e o Ferroviário, como instituição esportiva, não poderia ficar de fora. Montamos uma equipe em novembro do ano passado. Então, nossa ideia agora é expandir em outros jogos eletrônicos. Montamos essa equipe e já temos participado de alguns torneios, campeonatos de associações digitais. Agora, tivemos a grata alegria, através dos próprios jogadores, dos próprios amantes do futebol digital, criou-se essa união dos clubes e a FCF, que tá dando toda a estrutura por essa competição”, comentou.

O dirigente frisou que, para além do torneio envolvendo os principais clubes locais, o Ferroviário tem planos de seguir investindo na área de esportes eletrônicos visando tornar o clube uma referência nacional na área e atrair cada vez a atenção do torcedor, que já está acostumado a torcer pelo time em campo. “O plano imediato, desde quando formalizamos a entrada do time neste esporte, é, primeiro, colocar o Ferroviário no mesmo patamar dos outros grandes clubes nacionais que apostam nesse formato. Por consequência, atingir faixas da sociedade até então distantes e conquistar novos amantes das cores corais”, destacou Arrais.

Origem do projeto

O Ferroviário eSports surgiu de uma mobilização de torcedores corais que, em setembro de 2018, formaram um time para competir no FIFA 19, o ‘Tubarão da Barra’, que se manteve ativo desde então. Em novembro do ano passado, a diretoria do Ferroviário encapou o projeto, institucionalizando a iniciativa. “Nosso time surgiu com esse nome de Tubarão da Barra em alusão ao Ferrão. Daí, quando recebemos o convite da diretoria de marketing, a maioria dos atletas migrou pro Ferroviário junto para defender as cores corais. São atletas de diversos locais do Brasil com vasta experiência no cenário. O que agrega demais na qualidade do nosso time”, afirmou Thiago Urbano, um dos fundadores do projeto e gerente Pro Clubs do Ferroviário E-Sports.