Ceará volta a jogar em casa na Série A após 3 anos; relembre últimas campanhas como mandante
Tendo em mente a importância de pontuar em seus domínios, o Alvinegro receberá o Grêmio-RS, querendo manter sua longa sequência invicta em casa
À espera por ver de perto o Ceará disputando a Série A novamente está perto de acabar. Neste sábado, 5, o Vovô irá receber o Grêmio na Arena Castelão, na estreia do Alvinegro em casa na elite do futebol nacional. O time volta a mandar um jogo da primeira divisão após 3 anos.
Para encarar o Imortal, além do apoio e do reencontro com a torcida na Série A, o Vovô com retrospecto positivo como mandante. A equipe, sob o comando de Léo Condé, está invicta há mais de sete meses dentro de seus domínios.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A última derrota do escrete do Porangabuçu como mandante aconteceu em 17 de agosto do ano passado, quando foi superar por 2 a 1 pelo Mirassol na Série B. De lá pra cá, Alvinegro conquistou 15 vitórias e empatou outros três confrontos.
Apesar do retrospecto favorável, se almeja boa campanha na Série A, o Ceará precisa obter resultados diferentes das últimas participações do clube na elite do futebol nacional como mandante.
Campanhas como mandante na Série A
Nas últimas cinco participações do Ceará na Série A — entre os anos de 2018 e 2022 — em três ocasiões o Vovô terminou a competição entre os quatro piores mandantes.
Em 2018, o Ceará amargou a 3ª pior campanha como mandante na Série A, onde conseguiu sete vitórias e oito empates nos 19 jogos disputados na capital cearense — conquistando 29 pontos dos 51 possíveis.
Em 2019, o time terminou a Série A como o 12º melhor mandante, com aproveitamento de 52,6%. Já em 2020, o Ceará somou apenas sete vitórias em casa, registrando aproveitamento 45,5%, o 4º pior daquela edição.
Já a campanha em casa no ano de 2022 representa a posição final da equipe na competição. O rebaixamento foi impactado, diretamente, pela 2ª pior campanha como mandante da Série A daquela temporada — quando o Ceará venceu quatro das 19 partidas disputadas dentro de seus domínios.
Contudo, o ano de 2021 pode servir como parâmetro para o clube. Com a 5ª melhor campanha em casa naquele Brasileirão, o Ceará conquistou 37 dos 51 pontos que lhes eram possíveis — o que lhe gerou sua melhor colocação no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. O Vovô terminou aquela temporada em 11º na tabela de classificação.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente