Após mudança, Ceará aciona TJDF para disputar semifinal do Estadual no Castelão
Vovô diz estar respaldado no regulamento do Campeonato Cearense para escolher o mando de campo, depois de a FCF marcar partida para o PV
Depois de a Federação Cearense de Futebol (FCF) anunciar a mudança de local das semifinais do Campeonato Cearense, o Ceará se manifestou em nota oficial, na tarde desta quarta-feira, 5, comunicou que recebeu "com surpresa" a troca para o PV e garantiu adotar "medidas cabíveis" para atuar na Arena Castelão, no próximo domingo, 9, diante do Maracanã.
O Esportes O POVO apurou que o clube de Porangabuçu acionou o Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), que decidirá se concederá ou não uma liminar para o Alvinegro jogar no Castelão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Inicialmente, o duelo estava marcado para o Gigante da Boa Vista, que também receberia, no dia anterior (sábado, 8), o Clássico das Cores entre Fortaleza e Ferroviário, pela outra semifinal do Estadual. A realização dos dois jogos, porém, é vetada pela portaria publicada pela Secretaria do Esporte do Governo do Estado, que determina intervalo de 66 horas entre as partidas na praça esportiva.
O Alvinegro se baseia no Regulamento Específico da Competição para alegar que tem a prioridade de definir o mando de campo por ter tido melhor campanha na primeira fase — o que afetaria o local de Fortaleza x Ferroviário. No entanto, não houve consenso entre os clubes, e a FCF transferiu os dois jogos para o Estádio Presidente Vargas.
Na nota, o Vovô aponta o regulamento do Estadual, diz estar "respaldado" para escolher o Castelão e diz que adotará medidas "por respeito ao regulamento e à integridade da competição".
Confira a íntegra da nota oficial do Ceará:
"O Ceará Sporting Club recebeu com surpresa a Portaria 003/2025, emitida pela presidência da Federação Cearense de Futebol, que determina a realização da partida entre Ceará x Maracanã, válida pela semifinal do Campeonato Cearense, no Estádio Presidente Vargas.
Reafirmamos nosso direito de disputar esta partida na Arena Castelão, conforme assegura o próprio Regulamento Específico da Competição (REC – Capítulo IV, Artigo 12 e §3º), que estabelece que o clube de melhor campanha tem o direito de escolher o local do jogo.
Estamos cientes do ofício da Sesporte, que estipula um intervalo mínimo de 66 horas entre partidas na Arena Castelão, mas reforçamos que nossa escolha está respaldada pelo regulamento da competição. Vale ressaltar que essa questão não afeta a preparação de nossa equipe, que está pronta para atuar em qualquer estádio.
No entanto, por respeito ao regulamento e à integridade da competição, adotaremos as medidas cabíveis para garantir que o nosso mando de campo seja respeitado e que a semifinal contra o Maracanã seja disputada na Arena Castelão."
*Atualizada às 16h01min