Ceará repete estratégia de 2024 e monta elenco com jogadores versáteis
Considerando os novos reforços e os remanescentes de 2024, o técnico Léo Condé conta com pelo menos dez jogadores no atual plantel que podem executar mais de uma função em campo
13:29 | Jan. 14, 2025
Assim como na temporada passada, o departamento de futebol do Ceará manteve a estratégia de buscar, no mercado da bola, atletas polivalentes, que executem mais de uma função dentro de campo. A ideia vai ao encontro do momento do futebol moderno – onde os jogadores precisam ser versáteis – e abre um leque de possibilidades táticas para o treinador Léo Condé nas partidas.
Dos 12 novos reforços anunciados até agora, pelo menos seis podem atuar em diferentes setores. Na primeira linha do time, o zagueiro Willian Machado também joga como lateral-esquerdo, enquanto Dieguinho, que se destacou como lateral-direito em 2024 no Goiás, faz todas as funções no meio-campo, desde volante até meia ofensivo.
“Mais um atleta dentro do que a gente tenta sempre buscar, com característica de versatilidade. Quando a gente consegue uma contratação assim, conseguimos fechar mais de uma casinha do nosso planejamento. Isso nos dá profundidade de elenco e dá opção para o treinador fazer uma alteração tática sem, obrigatoriamente, fazer uma substituição”, disse Haroldo Martins, diretor de futebol do Vovô, durante a apresentação do Dieguinho.
Leia mais
Além de Willian Machado e Dieguinho, o zagueiro David Ricardo pode desempenhar outro papel além da sua posição primária: a de lateral-esquerdo, função que já exerceu diversas vezes no Vovô em anos anteriores. No recorte mais avançado do campo, considerando o meio e o ataque, as opções são ainda mais vastas de atletas polivalentes no plantel alvinegro.
Fernando Sobral certamente está entre os mais versáteis do elenco e não à toa carrega o apelido de “Coringa” – que no baralho é utilizado para substituir qualquer carta e completar lacunas. O jogador, embora volante com característica de forte marcação, também pode ser utilizado de forma avançada no meio, de ponta ou lateral.
Além dele, quase todos os demais jogadores do setor conseguem desempenhar mais de uma função no meio-campo. O novo contratado Matheus Araújo, assim como Lourenço e Mugni, ambos remanescentes da temporada passada, possuem a habilidade de serem armadores ou volantes. O mesmo vale para Gabriel Baralhas, do Internacional, que tem negociações avançadas e deve reforçar o Vovô.
O ataque é a zona onde o departamento de futebol do Alvinegro ainda busca mais duas peças para fechar as movimentações no mercado. Dos que já estão em Porangabuçu, destaque para Bruno Tubarão, que pode jogar em até três posições: lateral-direito, ponta e meia-atacante. Pedro Henrique, ex-Corinthians, joga nas beiradas dos dois lados do campo e também pode atuar como centroavante.
No treino aberto realizado no Presidente Vargas, inclusive, o treinador Léo Condé mostrou uma prévia de algumas movimentações no ataque envolvendo Aylon e Pedro Henrique alternando entre ponta e centroavante – algo semelhante ao que aconteceu em 2024, mas com Saulo Mineiro.
Os "Coringas" do Ceará em 2025:
- Dieguinho: lateral e volante
- Willian Machado: zagueiro e lateral
- David Ricardo: zagueiro e lateral
- Fernando Sobral: volante, meia, ponta e lateral
- Matheus Araújo: volante e meia
- Lourenço: meia e volante
- Lucas Mugni: meia e volante
- Bruno Tubarão: ponta, lateral e meia
- Pedro Henrique: ponta e centroavante
- Aylon: ponta, meia e centroavante