David Ricardo, do Ceará, recebe propostas do Botafogo e do Chicago Fire
Glorioso está disposto a desembolsar uma compensação financeira e ceder o lateral-esquerdo Hugo ao Vovô para contratar o zagueiro de 22 anosValorizado no mercado da bola, o zagueiro David Ricardo, do Ceará, interessa a dois clubes nesta janela de transferências: o Botafogo e o Chicago Fire, dos Estados Unidos, apurou o Esportes O POVO. Na negociação com o Glorioso, além de uma compensação financeira, o Vovô receberia o lateral-esquerdo Hugo, o que pode facilitar o desfecho da transferência.
Titular do Alvinegro nas últimas duas temporadas, o camisa 4 está valorizado no mercado da bola e, mais recentemente, já esteve no radar do Vasco e do Hellas Verona, da Itália, por exemplo. O defensor de 22 também foi alvo de Juventus-ITA e Gil Vicente, de Portugal, além do próprio Botafogo.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O Glorioso monitora David Ricardo e já fez uma investida no ano passado, mas o valor oferecido não agradou ao Ceará. Agora, o clube carioca está disposto a ceder Hugo ao Vovô e desembolsar um valor. O lateral-esquerdo tinha acertado encaminhado com o Vitória, mas o Botafogo considera que ele pode ser uma moeda de troca na operação com o Alvinegro de Porangabuçu.
Leia mais
O Ceará deseja em torno de 2,5 milhões de dólares (R$ 15,4 milhões na cotação atual) para vender o camisa 4, mas baixaria a pedida para ganhar o reforço de Hugo. A lateral esquerda ainda é um setor do elenco de Léo Condé que será reforçado para 2025, além da chegada de Nicolas, ex-América-MG. Matheus Bahia, que pertence ao Bahia, tem futuro indefinido.
A possibilidade de defender o Botafogo é vista com bons olhos por David Ricardo, por se tratar do atual campeão brasileiro e da Libertadores — e com potencial para seguir brigando por taças —, um projeto que tem dado oportunidade e potencializado jovens talentos, além da participação no Super Mundial de Clubes deste ano. Integrar um clube da holding do norte-americano John Textor também abre portas para uma possível ida para a Europa — ele é dono do Lyon, da França, por exemplo.
O Chicago Fire, que disputa a MLS, também tem interesse no jovem zagueiro e tem conversas em andamento há algumas semanas.
O Ceará é dono de 90% dos direitos econômicos de David Ricardo, enquanto os outros 10% são do Fluminense-PI.
A carreira de David Ricardo
Formado no Fluminense-PI, David Ricardo chegou ao Ceará em 2022 por empréstimo, inicialmente para a disputa da Copa São Paulo e Campeonato Cearense sub-20. As atuações nas categorias de base chamaram a atenção e o zagueiro não demorou muito para ser integrado ao elenco profissional, participando de jogos pela Série A do Brasileirão.
A partir de 2023, consolidou-se como peça importante no sistema defensivo do Vovô, disputando mais de 40 jogos por temporada.
Números de David Ricardo no Ceará em 2023 e 2024
- 2023: 47 jogos, 3 gols e 1 assistência
- 2024: 46 jogos, 3 gols e 2 assistências