Avaí anuncia contratação do atacante Cléber, ex-Ceará, até o fim de 2025

Em 129 partidas, o jogador marcou em 25 oportunidades com a camisa do Vovõ e foi contribuindo com três assistências. Foi campeão da Copa do Nordeste 2020, sendo decisivo nas finais diante do Bahia

14:16 | Dez. 03, 2024

Por: Victor Barros
Atacante Cléber em treino do Ceará no estádio Carlos de Alencar Pinto, em Porangabuçu (foto: Matheus Mesquita/cearasc.com)

O atacante Cléber, ex-Ceará, terá nova casa em 2025: Avaí. O centroavante foi anunciado pelo Leão da Ilha nesta terça-feira, 3. O vínculo do atacante com o Vovô se encerra no final desta temporada e, portanto, já estaria livre para assinar pré-contrato com outra equipe, o que acabou ocorrendo.

A chegada do atleta ao Alvinegro de Porangabuçu aconteceu em 2020, após ter se destacado no Barbalha, durante disputa do Campeonato Cearense daquela temporada. O jogador logo se firmou com a camisa alvinegra, especialmente, sob o comando de Guto Ferreira.

Foram oito gols marcados e uma assistência em 38 partidas. Seu momento mais especial foi na Copa do Nordeste 2020, onde marcou nas finais diante do Bahia e foi um dos responsáveis pela taça do Vovô.

Ao todo, foram 129 aparições, 25 tentos anotados e três contribuições a gols. Além do conquista do Nordestão, fez parte do elenco responsável pela melhor campanha do Ceará na era dos pontos corridos da Série A, em 2020, quando o time encerrou o torneio com 52 pontos.

Casos de suspensão de doping

O período de Cléber no Ceará, porém, contou com uma passagem triste para o jogador. Em dezembro de 2022, o então camisa 89 testou positivo em tamoxifeno durante exame antidoping e foi punido, inicialmente, por oito meses.

Depois desse tempo, foi reintegrado ao elenco em julho de 2023 e atuou por seis partidas na Série B, mas não fez nenhum gol.

Após recurso julgado em 2ª instância pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, entretanto, a punição de Cléber foi ampliada para 24 meses. Como já havia cumprido oito, restaram mais 16 meses afastado dos gramados.

Diante da decisão jurídica, o atleta teve seu contrato suspenso com o Alvinegro, mas o vínculo foi retomado no prazo estipulado por lei para que o jogador volte a se preparar para voltar a exercer a profissão.