Ceará não pode mais garantir acesso nesta segunda, após Sport golear a Ponte Preta
A disputa pelo acesso entre os nordestinos está ainda mais disputada na reta final. O ceará joga nesta segunda-feira, 17, contra o América-MG
23:25 | Nov. 16, 2024
O Ceará ainda depende somente dos próprios resultados para conquistar o acesso à Série A. Contudo, o Sport colocou fogo na lenha da disputa nordestina pelo G-4. Ao vencer a Ponte Preta, por 4 a 0, na noite deste sábado, 16, em Campinas, o Leão da Ilha retomou o a quarta colocação. Com um jogo a menos, o Vovô jogará nesta segunda-feira, 18, na Arena Castelão – com promessa de casa cheia –, diante do América-MG, para recuperar a posição de acesso na penúltima rodada do torneio nacional.
Com o triunfo, o Sport agora possui 63 pontos na Série B, o mesmo número que o Alvinegro chegará caso faça a sua parte em seus domínios e emende sua quarta vitória consecutiva. Caso consiga igualar a pontuação, o Ceará terá a vantagem no primeiro critério de desempate, atribuído ao número de vitórias, tanto contra o Sport como se precisar disputar com Novorizontino ou Mirassol, que ainda não garantiram o acesso matematicamente.
O primeiro gol do rubro-negro foi marcado por Chrystian Barletta, ex-Ceará, após belo lançamento de Lucas Lima, ex-Fortaleza. O segundo tento aguarda confirmação da súmula pois, após cruzamento de Lobato, o zagueiro adversário desviou e a bola ia entrar, mas Barletta deu mais um toque, gerando dúvidas se a bola já havia passado da linha.
O terceiro saiu de um escanteio batido por Lucas Lima, que resultou em uma escorada de Chico para seu parceiro de zaga Rafael Thyere marcar. O último foi de fabinho, de cabeça, após mais um lançamento de Lucas Lima.
O clube pernambucano não vencia há três jogos e passava instabilidade emocional pela sequência muito parecida com a reta final da Série B do ano passado, quando o time deixou o acesso escapar entre os dedos. Na última rodada, enfrentará o já campeão Santos.
Leia mais
Ainda nesta condição, a matemática do Ceará segue a mesma: duas vitórias nos dois jogos – América-MG e Guarani – restantes classificam o time de Léo Condé para a Série A de 2024