João Paulo Silva se candidatará à reeleição para presidente do Ceará
O atual mandatário concorrerá por um segundo mandato após ter assumido e completado o mandato de Robinson, que renunciouO atual presidente do Ceará, João Paulo Silva, concorrerá pelo segundo mandato na presidência da diretoria executiva do clube, conforme apuração do Esportes O POVO. A ficha para a inscrição da chapa já foi solicitada à comissão eleitoral do Alvinegro e será registrada nesta quarta-feira, 13, último dia para inscrição – com o horário limite estipulado para 18 horas.
O dirigente deve ter Ernando Uchoa, ex-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE) e Celso Rodrigues, eleito vice-prefeito de Itaitinga, como vices na chapa; mas Pedro Jorge, atual diretor de governança e sustentabilidade do Vovô, ainda aparece como um terceiro nome.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A eleição ocorrerá no dia 28 de outubro. No programa As Frias do Sérgio, da Rádio O POVO CBN, no dia 19 de outubro, o mandatário, antes decidido a não disputar a reeleição para o cargo, já havia indicado que poderia repensar e considerar uma possível tentativa de reeleição.
À época, o diretor admitiu que chegou a estar decidido a não tentar uma reeleição, principalmente pelo foco voltado ao acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, que se aproximou com a goleada desta segunda-feira, 12, na vitória sobre o Botafogo-SP. Contudo, ressaltou que gosta de seu trabalho diário. Por isso, deixou claro que conversaria com pessoas do clube para estimar sua força dentro do Alvinegro, visando permanecer no principal cargo da diretoria executiva.
"Sendo bem sincero, eu não sentei com ninguém. A minha cabeça é voltada para a gente voltar para a Série A. Algumas pessoas me procuraram, tenho dito para todas que não quero falar sobre isso, até porque eu tinha decidido que não ia continuar, por vários aspectos, questões pessoais, familiares e profissionais também, mas eu gosto muito do que eu faço", contou no programa.
Leia mais
Em uma oportunidade anterior, no dia 3 de agosto deste ano, também no programa As Frias do Sérgio, João Paulo debruçou-se sobre a possibilidade, mas destacou – naquele momento – que não tentaria a reeleição, disse: "Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Espero que se habilite uma pessoa boa. Estou trabalhando para entregar o clube na Série A".
Na entrevista, o agora concorrente à reeleição ressaltou que o profissional que ele queria à frente do clube não pode se candidatar, pois destacava Haroldo Martins como seu nome favorito. Haroldo declarou, em entrevista ao Trem Bala, do O POVO, também em abril, que não deseja seguir no Vovô em 2025.
Ceará tem data, comissão e já convocou a eleição para a diretoria executiva
Ainda em outubro, o Conselho Deliberativo do Ceará Sporting Club lançou o edital de convocação para a eleição da diretoria executiva do clube, quando serão definidos os mandatários dos cargos de presidente, vice-presidente e segundo vice-presidente. Mesmo sem registros de candidaturas oficiais até o momento – no último dia de inscrição–, os escolhidos pelos conselheiros terão posse do mandato até o fim de 2027.
Os conselheiros do Ceará realizarão a votação na sede do Vovô, em Porangabuçu. A primeira convocação ocorrerá às 18h30min e a segunda às 19 horas. Com a regra dos 15 dias de antecedência, os pedidos de registro devem ser protocolados na secretaria do Conselho Deliberativo até às 18 horas de hoje.
Conforme Herbet Gonçalves adiantou ao O POVO, o comitê administrativo foi montado em conjunto pelo conselho e a atual diretoria executiva, nos nomes de José Barreto de Carvalho Neto, Erick Freitas Medeiros de Oliveira, Rodolfo Ponte Aguiar Marques, Creuzo Aliandro Oliveira Santos e Fernando Régis Pimenta Felício.
Com Pedro Gabriel Ponte, oposição lançou pré-candidatura
Pedro Gabriel Ponte se colocou oficialmente como pré-candidato à presidência executiva do Ceará. O engenheiro civil de 33 anos lançou um vídeo no último dia de outubro confirmando que concorrerá ao cargo de mandatário do Vovô na eleição. Contudo, também falta registrar a candidatura oficialmente.
Pedro Gabriel, que faz parte da oposição, também foi candidato na última eleição do Alvinegro, quando João Paulo Silva, atual mandatário do clube, venceu. “Trago uma visão para uma gestão profissional e transparente, com foco em reestruturar o clube e consolidá-lo como um gigante do futebol brasileiro”, escreveu o engenheiro em seu anúncio como pré-candidato.
No vídeo divulgado, Pedro Gabriel se apresenta e manda uma mensagem aos conselheiros do Vovô, reforçando a necessidade de o clube passar por uma renovação. “A gente precisa transformar o Ceará”, diz em determinado momento.
Bastidores das escolhas dos vices de João Paulo
A chapa encabeçada por João Paulo terá com vice dois nomes: Celso Rodrigues e Ernando Uchoa. O nome de Celso foi aceito rapidamente pela cúpula alvinegra e será o 1º.
Já a definição do 2º houve dúvida entre quatro nomes: Antonio José Feitosa, Pedro Jorge Medeiros, Alexandre Barbosa e o escolhido Ernando.
Dentre as opções, Antônio José foi descartado pela proximidade com a oposição e a decisão entre os outros três ficou a cargo do Presidente João Paulo que definiu por Ernando.
Com Informações de Lucas Mota e Horácio Neto
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente