Ceará pode voltar a ter artilheiro da Série B após oito temporadas

A última vez que um atleta do time chegou a esse patamar foi em 2016, quando Bill fez 16 gols. Erick Pulga divide a artilharia da Segundona com Caio Dantas, com um gol a mais que Aylon

Melhor ataque da Série B com 52 gols marcados, o Ceará pode voltar a ter o artilheiro de uma edição da competição após oito anos. Com o tento sobre o Paysandu-PA na rodada passada, Erick Pulga chegou a 11 gols e empatou com Caio Dantas, do Guarani-SP, na artilharia do campeonato.

Em 2016, o centroavante Bill marcou 15 gols em 32 jogos na Série B vestindo a camisa do Ceará e terminou como goleador máximo da competição. Pulga acumula os 11 tentos em 34 partidas e tem mais quatro duelos até o fim da Segundona para assegurar o prêmio individual, além de ajudar a equipe do Porangabuçu na busca pelo acesso para a primeira divisão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Outro atacante do Ceará, Aylon, também está na briga pela artilharia da segunda divisão. O camisa 11 do Vovô tem dez gols, dividindo o posto de vice-artilheiro com Anselmo Ramon (CRB-AL).

Antes de Bill, Magno Alves foi o artilheiro da Série B, em 2014, defendendo o Vovô. Magnata chegou aos 20 gols no torneio nacional — inclusive, nenhum jogador, desde então, anotou mais gols do que ele em uma única edição da Segundona.

Em conversa exclusiva com o Esportes O POVO, o ex-atacante relembrou a importante marca, mas salientou que o importante, acima de tudo, é pensar no coletivo.

"O maior objetivo é ver o Ceará retornando à Série A. Mas se tratando de artilharia, é um objetivo pessoal, que é válido, afinal de contas, são os gols que nos dão as vitórias, muitas vezes", afirmou ele, que recentemente esteve no Castelão para apoiar o Alvinegro.

"O Pulga e o Aylon, que estão brigando pela artilharia, podem deixar seu nome na história, isso atrai interesse de outros clubes. É aproveitar as oportunidades e vencer. O importante é fazer gol, tendo vitórias e artilharia. Já são 10 anos da minha artilharia, que ainda não foi batida (risos)", concluiu.

Apesar de difícil missão, os camisas 16 e 11 do escrete preto-e-branco vão precisar ser precisos para contribuir na caminhada alvinegra até a Primeira Divisão, como, também, garantir uma premiação pessoal.

Na briga pelo acesso à elite do futebol brasileiro, o Ceará mira 10 pontos nos últimos quatro jogos na Série B para chegar a 64 pontos e praticamente se garantir no G-4. Atualmente, o Vovô ocupa a 5ª posição com 54 pontos, a três da zona de acesso, que tem o Novorizontino como clube que abre o grupo dos quatro melhores escrete do certame nacional — o clube paulista fecha a 34ª rodada nesta terça-feira, contra o Guarani-SP, em Campinas.

Na reta final da competição, o Vovô fará dois jogos dentro de casa contra Avaí-SC e América-MG. Fora, os rivais da equipe serão Botafogo-SP e Guarani, onde o clube encerra sua participação num possível duelo de artilheiros. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar