Presidente do Ceará admite chance de disputar reeleição: "Gosto muito do que faço"

As eleições para diretoria executiva acontecerão em uma das datas entre os dias 26 e 28 de novembro. A divulgaçãoserá feita pelo clube no início do mês decisivo

15:51 | Out. 20, 2024

Por: Rangel Diniz
João Paulo Silva falou sobre momento do clube (foto: Marcelo Vidal/Ceará SC)

Antes decidido a não disputar a reeleição para o cargo de presidente da diretoria executiva do Ceará, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro deste ano – conforme revelou o presidente do conselho deliberativo do clube ao O POVO –, o atual mandatário do Vovô, João Paulo Silva, voltou atrás e considera uma possível tentativa de reeleição. A fala aconteceu em uma entrevista ao programa As Frias do Sérgio, da rádio O POVO CBN.

No programa, realizado neste sábado, 19, o diretor admitiu que estava decidido a não tentar a reeleição e tem mantido o foco no acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, mas ressaltou que gosta de seu trabalho diário. Com isso, o diretor pretende conversar com pessoas do clube para estimar sua força dentro do Alvinegro, visando permanecer no principal cargo da diretoria executiva.

"Sendo bem sincero, eu não sentei com ninguém. A minha cabeça é voltada para a gente voltar para a Série A. Algumas pessoas me procuraram, tenho dito para todas que não quero falar sobre isso, até porque eu tinha decidido que não ia continuar, por vários aspectos, questões pessoais, familiares e profissionais também, mas eu gosto muito do que eu faço", disse.

Contudo, o mandatário disse que vai esperar até tomar uma decisão, posto a importância da reta final da competição nacional para o Ceará. Assim, destacou que também não falará na composição que pensa em sua tentativa de reeleição. Segundo ele, todas as conversas que teve nesse sentido foi com profissionais que o procuraram, rechaçando que tenha buscado qualquer nome por conta própria.

"Eu preciso conversar também com algumas pessoas, saber se o meu nome, dentro do grupo, é a prioridade. Sinto que algumas pessoas querem renovação, fala-se muito nisso. E eu estou muito aberto para isso também. Quero é ajudar o Ceará. Dentro desse tempo todo que eu estive como diretor financeiro e agora como presidente, meu objetivo foi sempre ajudar. Preciso, na hora certa, falar algumas pessoas de grupo, conversar, saber qual é a ideia dessas pessoas para que a gente possa sempre fazer o melhor para o Ceará", conta.

Em outra oportunidade, no dia 3 de agosto deste ano, também no programa As Frias do Sérgio, João Paulo debruçou-se sobre a possibilidade, mas destacou – à época – que não tentaria a reeleição. Naquele momento, disse: "Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Espero que se habilite uma pessoa boa. Estou trabalhando para entregar o clube na Série A".

Na entrevista, o mandatário ainda indicou que o diretor de futebol Haroldo Martins poderia ser seu sucessor no cargo, mas ressaltou que o profissional não pode se candidatar. Assim como João Paulo, Haroldo declarou, em entrevista ao Trem Bala, do O POVO, em abril, que não deseja seguir no Vovô em 2025.

As eleições para diretoria executiva do Ceará

Segundo Herbet Santos, presidente do conselho deliberativo do Ceará, a eleição – que definirá presidente, vice-presidente e segundo vice-presidente – deve ocorrer entre os dias 26, 27 ou 28 de novembro. A escolha por parte do clube foi tomada para não influenciar as atuações do time em campo, posto que a Série B está prevista para ser encerrada no dia 24 do mesmo mês. A fala de Herbet aconteceu no programa Esportes do POVO, na rádio O POVO CBN.

"Queremos evitar a narrativa de que o extracampo está atrapalhando o campo. Nós devemos ter muita serenidade, muita responsabilidade no momento, para que essa eleição não atrapalhe o ambiente, que está muito harmônico. O grupo de jogadores de futebol está fechado, o Léo Condé tem o comando desse grupo", contou.

As conversas entre conselho, comitê eleitoral e diretoria executiva já foram iniciadas. "Eu já me reuni com os integrantes do comitê. Temos que montar uma comissão eleitoral [...] Até o final de outubro nós vamos formar essa comissão, junto ao plenário do conselho deliberativo", disse Herbet.