Sport x Ceará: Vovô joga bem, mas desatenção defensiva custa resultado na Ilha do Retiro
O time cearense foi superado por 2 a 1, com gol nos acréscimos do segundo tempo, marcado por Wellington Silva. Antes, Barletta e Erick Pulga haviam anotado os tentos
23:06 | Out. 07, 2024
Por: Lucas Silva
A desatenção defensiva do Ceará custou o resultado na Ilha do Retiro contra o Sport, nesta segunda-feira, 7, pela 30ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O time cearense foi superado por 2 a 1, com gol nos acréscimos do segundo tempo, marcado por Wellington Silva. Antes, Barletta e Erick Pulga haviam anotado os tentos.
Em campo, o Alvinegro de Porangabuçu apresentou um futebol convincente, conseguindo neutralizar o Sport durante parte do confronto. As chances desperdiçadas no primeiro tempo também contribuíram para mais uma derrota do Ceará como visitante na Série B.
- Com a derrota para o Sport, o Ceará alcançou a quarta partida sem vitória atuando longe da capital cearense na Série B. O aproveitamento do time cearense como visitante é de 26,6%.
- O revés sofrido ainda ampliou a distância do Alvinegro de Porangabuçu para o G-4 da Série B. Com 45 pontos, o Vovô tinha a oportunidade de entrar na zona de acesso em caso de vitória, mas agora está a cinco do quarto colocado, o Mirassol.
Sport x Ceará: Domínio do meio-campo, falta de objetividade, chances perdidas e participação da arbitragem
- Organizado defensivamente, o Ceará conseguiu encaixotar o Sport na marcação, encurtando o espaço e tirando as principais opções de passes no campo ofensivo. A equipe cearense concentrava as ações defensivas, principalmente, no meio-campo, para, também, conseguir encaixar contra-ataques em velocidade.
- Faltava, no entanto, mais objetividade ao Alvinegro de Porangabuçu. Durante o primeiro tempo, o Ceará teve mais a posse de bola, mas encontrava dificuldade para conseguir desenvolver a fase ofensiva. Ainda assim, criou duas chances claras de abrir o marcador, desperdiçadas por Erick Pulga, mandando à esquerda de Caique França aos 23 minutos, e Jorge Recalde, aos 33, ao receber de Aylon e parar no arqueiro do Leão da Ilha. Nas duas oportunidades, os atletas estiveram cara a cara com o goleiro do Sport.
- Com a postura apresentada na etapa inicial, o Ceará conseguiu controlar as ações da partida e, principalmente, o ímpeto do Sport. A equipe pernambucana conseguiu criar apenas uma oportunidade durante o primeiro tempo, concluída em gol por Titi Ortíz, mas anulado pela arbitragem devido à participação de Zé Roberto — em posição irregular — no lance. Nos acréscimos, ainda teve mais um tento irregular do Leão da Ilha, marcado por Igor Cariús, após receber assistência de Lucas Lima e arrematar cruzado no ângulo de Bruno Ferreira.
Sport x Ceará: Protagonistas atuam abaixo, e desatenção defensiva do Vovô prejudica
- A etapa decisiva evidenciou um problema diante do Sport: a atuação ruim dos protagonistas alvinegros, sobretudo os atletas de frente. Erick Pulga sofreu para superar a marcação imposta pelo Leão da Ilha com Igor Cariús e Domínguez. O camisa 16 até buscou algumas jogadas individuais, mas sem conseguir obter sucesso. Além do ponta-esquerda, Saulo Mineiro e Aylon também tiveram participação discreta no confronto.
- O time cearense conseguiu manter o ritmo agressivo durante os 15 minutos iniciais do segundo tempo. Ofensivamente, conseguiu criar uma chance no primeiro lance da partida, mas Matheus Bahia parou em Caique França.
- Uma falha defensiva do Alvinegro de Porangabuçu, no entanto, custou o resultado na Ilha do Retiro. O sistema defensivo, com apoio de Erick Pulga e Saulo Mineiro, não conseguiram impedir o avanço de Lucas Lima na área e o camisa 19 do Sport cruzou para Barletta completar, nas costas do lateral-direito Rafael Ramos, em gol.
- Era esperado uma postura ainda mais agressiva do Vovô em Pernambuco. Em contrapartida, a equipe passaria a sofrer mais contra-ataques. O cenário aconteceu, com ambas as equipes desperdiçando oportunidades. Zé Roberto, aos 20 minutos, teve a chance de ampliar, após falha de Matheus Felipe, mas desperdiçou. A chance do empate do Alvinegro de Porangabuçu caiu nos pés de Aylon, aos 27, mas o camisa 11 mandou à direita de Caique França. No lance seguinte praticamente, Gustavo Coutinho recebeu cruzamento e cabeceou para fora.
Sport x Ceará: Redenção de Pulga para assumir artilharia da Série B, recolocar o Alvinegro no jogo e tudo ou nada em campo
- Enquanto o árbitro não apita o final do jogo, há possibilidade de um atleta em baixa conseguir a redenção. O cenário aconteceu com Erick Pulga. O camisa 16 estava abaixo em campo, mas conseguiu a reparação em campo ao marcar o gol do empate do Ceará aos 32 minutos, após bate e rebate na área do Leão da Ilha. Com o tento, o ponta-esquerda alcançou a artilharia da Série B, com 10 gols.
- A equipe cearense se recolocou no confronto e buscou a vitória até o encerramento da partida. Porém, sem conseguir impor mais aquela pressão ofensiva, se viu em um cenário diferente do apresentado ao longo do jogo. Buscava os contra-ataques, mas esbarrava no sistema defensivo do Sport.
- Léo Condé até promoveu mudanças para conseguir dar mais ofensividade ao Vovô. Lucas Rian entrou na vaga de Aylon e o Ceará passou a ter três atletas de velocidade no ataque. O idealizado pelo treinador não trouxe resultado prático em campo.
Sport x Ceará: Reta final da partida tem gol do Sport e bola na trave no penúltimo lance da partida
- O retorno à Ilha do Retiro ficou marcado por um final de jogo frenético, com o Sport conseguindo retornar à frente do marcador aos 49 minutos do segundo tempo, com Wellington Silva recebendo cruzamento rasteiro na área e finalizando no canto de Bruno Ferreira, em mais uma desatenção do sistema defensivo do Ceará.
- Antes do apito final, o Vovô ainda conseguiu acertar o travessão de Caique França, em uma finalização desviada de Matheus Bahia.
- A equipe pernambucana ainda sofreu dois lances contra a meta defensiva, mas conseguiu segurar o resultado, conquistando os três pontos no retorno à Ilha do Retiro.