Na reta final de suspensão por doping, Cléber volta a treinar no Ceará
Centroavante foi liberado para treinar no Alvinegro de Porangabuçu 60 dias antes do final da puniçãoO centroavante Cléber está de volta ao Ceará. O atleta voltou a participar de atividades no clube, com quem tem contrato até o final da temporada, na semana passada, quando chegou aos 60 dias finais da punição por doping.
Por lei, Cléber tem o direito de voltar a ter vínculos mínimos com time de futebol profissional 60 dias antes do final da suspensão. O jogador poderá praticar atividades simples no clube, como treinar, mas não poderá voltar a atuar com a camisa do Vovô até o ano de 2025, quando acaba oficialmente a punição.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Conforme nota divulgada pelo clube, o jogador também não será inscrito para a disputa da Série B do Brasileirão.
Antes de voltar ao Alvinegro de Porangabuçu, Cléber atuou no futebol amador, no Juventude de Quixabeira-BA.
Entenda o caso
Em dezembro de 2022, Cléber testou positivo em tamoxifeno durante um exame antidoping e foi punido, inicialmente, com oito meses de suspensão. Após ficar afastado por este período, Cléber foi reintegrado ao elenco do Ceará em julho de 2023. Na época, entrou em campo em seis jogos da Série B e não participou de nenhum gol.
Após recurso julgado em 2ª instância pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem, entretanto, a punição de Cléber foi ampliada para 24 meses. Como já havia cumprido oito, restaram mais 16 meses afastado dos gramados. Diante da decisão jurídica, o atleta teve seu contrato suspenso com o Ceará, mas o vínculo foi retomado no prazo estipulado por lei para que o jogador volte a se preparar para voltar a exercer a profissão.
Confira nota do Ceará:
O Ceará S.C informa que, restando pouco mais de 30 dias para o fim da punição, e cumprindo o Art. 119 do Código Brasileiro Antidopagem - que permite ao atleta punido o uso das instalações do clube pra treinos nesse período, o atacante Cleber já treina no CT de Porangabuçu, no entanto, não será inscrito para a disputa do Campeonato Brasileiro Série B. O atleta possui vínculo com o Ceará até o fim desta temporada.