Buscando se manter na luta pelo acesso, Ceará recebe Vila Nova na Arena Castelão
Para o confronto, o técnico Léo Condé terá o retorno de Lourenço, que esteve suspensa na última partida por completar a sequência de três cartões amarelos e volta para atuar contra o seu ex-clube
23:45 | Set. 21, 2024
Buscando se reaproximar mais uma vez do G4 do Campeonato Brasileiro Série B, o Ceará recebe o Vila Nova na Arena Castelão, neste domingo, 22, às 18h30min, em partida válida pela 28ª rodada. O duelo tem caráter de decisão para o Vovô, que vem de duas derrotas seguidas fora de casa e precisa vencer o confronto contra um adversário direto na luta pelo acesso para Série A.
O oponente da vez, o Vila Nova, é o atual quarto colocado da Segundona, com 45 pontos, e está a seis pontos do Ceará e, caso vença o duelo, abrirá nove pontos de diferença, dificultando ainda mais o sonho do Alvinegro de Porangabuçu.
No entanto, os números para o embate deste domingo apontam um embate favorável ao Vovô. Isso porque o Tigre não tem se dado bem jogando longe de casa. Durante toda a temporada de 2024, o time goiano possui um aproveitamento de 26,3% jogando como visitante – são 13 derrotas, sete empates e apenas quatro vitórias fora de seus domínios.
A equipe goiana é o 7º pior visitante da Série B, onde conquistou apenas duas vitórias em 13 jogos nesta condição.
Leia mais
-
Após lesão de Richard, Ceará contrata Luiz Daniel e já regulariza goleiro no BID
-
Richard sofre ruptura do tendão de Aquiles e desfalcará Ceará na reta final da Série B
-
Sem Richard, Ceará tem três opções de goleiros para o restante da temporada
-
Adversário do Ceará, Vila Nova tem 26,3% de aproveitamento como visitante em 2024
Já pelo lado do Ceará, os números como mandante são o verdadeiro trunfo na Série B. Dos 39 pontos alcançados na Segundona, 27 foram conquistados jogando em casa diante do seu torcedor. O Vovô inclusive vem de duas vitórias seguidas na Arena Castelão, contra Novorizontino e Operário-PR.
A vitória no confronto direto é de suma importância para alcançar o principal objetivo do Alvinegro no ano de 2024: o acesso para a Série A de 2025. Após as duas derrotas fora de casa – para Chapecoense e Coritiba – as chances de ascender de divisão ao término da temporada caíram para 14,6%, segundo as probabilidades da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Para o confronto, o técnico Léo Condé terá o retorno de Lourenço, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo na rodada passada.
Entretanto, o treinador também terá um desfalque importantíssimo na onzena inicial. O goleiro Richard, titular durante quase todo o ano de 2024, sofreu uma ruptura completa no tendão de Aquiles esquerdo no duelo contra o Coritiba e será desfalque no restante da temporada.
Para a posição, Condé tem à disposição Bruno Ferreira, que inclusive substituiu o arqueiro machucado contra o Coxa e larga como favorito para assumir a meta alvinegra. Maycon Leite, Léo Agliardi e Luiz Daniel, este último tendo sido contratado na tarde desta sexta-feira, 21, justamente para suprir a ausência de Richard, são outras opções.
O técnico do Vila, Luizinho Lopes, tem o desfalque do atacante Júnior Todinho, suspenso pelo terceiro amarelo. A tendência é de que o volante João Vitor entre no lugar do centroavante e reforce o meio de campo.