Após confusão no Castelão, MP restringe acesso de torcida organizada do Ceará por cinco jogos

O conflito ocorreu na partida desta terça-feira, 6, quando o Vovô venceu o Guarani, na Arena Castelão, pela Série B

10:57 | Ago. 09, 2024

Por: Rangel Diniz
A movimentação aconteceu no setor norte da Arena Castelão (foto: Lucas Silva/O POVO)

Após uma confusão envolvendo integrantes da Torcida Organizada do Ceará (TOC), na Arena Castelão, na noite da última terça-feira, 6, em jogo válido pela Série B do Brasileirão, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) restringiu o acesso da organizada nos próximos cinco jogos do Vovô como mandante na Série B .

Na decisão, divulgada nesta quinta-feira, 8, o MP reforçou que quaisquer pessoas que estejam portando faixas, bandeiras, mastro, instrumentos ou outros adereços que façam referência à torcida serão impedidas de acessar a arena.

Assim, o grupo estará restrito nas partidas contra Mirassol, Novorizontino, Operário, Vila Nova e Brusque.

A punição foi estabelecida inicialmente pelo Batalhão de Policiamento de Eventos da Polícia Militar do Estado, proibindo a entrada por dois jogos. Posteriormente, o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor) ampliou para cinco compromissos.

O MPCE ainda recomendou à diretoria do Ceará que não conceda benefícios, como a distribuição de ingresso, à torcida envolvida.

Confusão na Arena Castelão

Com mais de 30 mil torcedores presentes no estádio, o conflito foi iniciado no setor norte, onde ficam as organizadas. A conflito, que contou com cadeiras arrancadas e arremessadas, precisou de intervenção da polícia com bombas de efeito moral.

Ainda que muitos torcedores tenham apontado, nas redes sociais, motivações políticas como estopim da briga, a diretoria da TOC divulgou seu posicionamento – inicialmente ao O POVO e depois oficializado em nota de esclarecimento nas redes –, que diz: "O incidente não teve qualquer relação com questões políticas [...] Campanhas devem ser mantidas fora das arquibancadas".

A publicação da torcida aconteceu antes da punição do MPCE.

Confira a nota da torcida na íntegra

"A diretoria da torcida Cearamor vem a público para se desculpar pelos recentes incidentes ocorridos no setor Norte durante o jogo contra o Guarani. Reafirmamos que estamos em contato com as lideranças envolvidas e tomaremos as devidas providências, incluindo punições aos responsáveis pelos acontecimentos.

Gostaríamos de esclarecer que, ao contrário do que tem circulado nas redes sociais, o incidente não teve qualquer relação com questões políticas. Nosso foco é manter a integridade e o respeito dentro do estádio, e não permitir que disputas externas interfiram no nosso compromisso com o Ceará Sporting Club.

[...]

Políticas e campanhas devem ser mantidas fora das arquibancadas"