Ceará recebe Botafogo-SP visando encurtar distância para o G-4 da Série B

O confronto desta quinta-feira, 25, às 21h30min, no Castelão, coloca frente a frente o terceiro melhor ataque da competição (22) contra a terceira pior defesa (21)

21:51 | Jul. 24, 2024

Por: Lucas Silva
Atacantes Erick Pulga e Saulo Mineiro comemoram gol no jogo Ceará x Ituano, no Castelão, pelo Campeonato Brasileiro Série B 2024 (foto: Lucas Emanuel/FCF)

O Ceará entra em campo nesta quinta-feira, 25, às 21h30min, na Arena Castelão, contra o Botafogo-SP, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Após vencer o Avaí, o Alvinegro de Porangabuçu tem a oportunidade de embalar o segundo triunfo consecutivo e encurtar a distância para o G-4 de cinco para dois pontos.

O confronto coloca frente a frente o terceiro melhor ataque da competição (22), do Vovô, contra a terceira pior defesa (21), da Pantera. Ou seja, atuando como mandante, há a necessidade de o Alvinegro se impor, principalmente por enfrentar um adversário com fragilidades defensivas e que não vence há cinco partidas.

A última vitória do Botafogo-SP aconteceu no dia 22 de junho, contra o Operário-PR, pela 12ª rodada. Desde então, entrou em campo em cinco oportunidades, registrando dois empates e três derrotas. Como visitante na competição nacional, registra 33,3% de aproveitamento.

O desempenho da equipe paulista contra o Ceará é negativo. Este será o quinto confronto entre as equipes, com o Vovô tendo conquistado três vitórias. Em uma oportunidade, a partida terminou empatada.

Além disso, o início da rodada foi positivo para a equipe de Porangabuçu, já que Operário, Novorizontino, Sport, Mirassol e Avaí, que estão acima na tabela, tropeçaram e podem ser ultrapassados ou perseguidos mais de perto pelo Alvinegro em caso de vitória no Castelão.

Para o duelo, Léo Condé terá três retornos: o meio-campista Jorge Recalde e os atacantes Erick Pulga e Saulo Mineiro. O volante Richardson é dúvida. Diante da Pantera, o Vovô tentará manter o bom desempenho como mandante na Série B. Dos 22 pontos, 15 foram conquistados em solo cearense (68,1%).

“É uma partida muito difícil, não podemos menosprezar nenhum adversário na Série B. É um campeonato muito equilibrado. As equipes que estão embaixo tiram pontos se formos moles, se não tratarmos o jogo como decisão. Estamos tratando como decisão. Uma vitória nos coloca a dois pontos do G-4, temos que entrar ligados”, avaliou o volante Andrey, em coletiva de apresentação nesta quarta-feira, 24.

A equipe cearense deve ter mudanças no setor ofensivo. Diante do Avaí, Condé escalou Raí Ramos, Aylon e Facundo Barceló. Contra o Botafogo-SP, a tendência é de que Erick Pulga e Saulo Mineiro retornem ao time titular. Ainda há possibilidade de Lucas Rian aparecer na onzena inicial.

O time de Riberão Preto, por sua vez, deverá manter a base que vem sendo utilizada pelo português Paulo Gomes. As ausências são o zagueiro Bernardo Schappo, o lateral-direito Wallison, o meio-campista Luquinhas e o atacante Alex Sandro.

Ceará x Botafogo-SP

Ceará
4-3-3: Richard; Rafael Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; De Lucca, Lourenço e Lucas Mugni; Aylon (Lucas Rian), Erick Pulga e Saulo Mineiro. Téc: Léo Condé

Botafogo-SP
4-3-3: João Carlos; Matheus Costa, Fábio Sanches, Lucas Dias (Ericson) e Jean Victor (Patrick Brey); João Costa, Gustavo Bochecha e Douglas Baggio; Emerson Negueba, Alexandre Jesus e Jonas Toró. Téc: Paulo Gomes

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 25/7/2024
Horário: 21h30min
Árbitro: Bruno Mota Correia/RJ
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno/R) e Julio Cesar Souza Gaudencio/RJ
VAR: Vinicius Gomes do Amaral/MG
Transmissão: Band, TV Brasil, Canal GOAT, Premiere, Rádio O POVO CBN, O POVO CBN Cariri, YouTube e Facebook O POVO