Léo Condé analisa derrota do Ceará e fala sobre mercado de transferências

Devido ao desempenho negativo da equipe, o setor defensivo poderá ser prioridade nas contratações do clube alvinegro

15:22 | Jul. 13, 2024

Por: Lara Santos
Técnico tem dado mais atenção ao setor defensivo em treinos. (foto: Gabriel Silva / Ceará SC)

Com a derrota do Ceará diante do Paysandu na noite dessa sexta-feira, 12, o Alvinegro passa a ocupar a 13ª colocação na tabela da Série B, com 19 pontos somados. Em entrevista coletiva após a partida, o técnico Léo Condé analisou a atuação de seus comandados e falou sobre as perspectivas do Vovô ao longo das próximas rodadas, além de abordar as movimentações do Alvinegro na janela de transferências.

“Lamentamos muito o resultado, mas a performance da equipe hoje, no meu entendimento, foi melhor do que na última partida. Tivemos uma semana de treino onde conseguimos trabalhar bem a bola, criamos boas situações. É uma pena que tenhamos sofrido um gol muito rápido, mas a equipe mostrou personalidade para reagir. Eles tiveram a bola, mas nós tivemos as melhores chances”, disse Condé sobre a partida.

Faltando apenas três jogos para o fim do primeiro turno da Série B, o Vovô se encontra em uma sequência instável; nos últimos cinco jogos, a equipe contabiliza três derrotas, um empate e apenas uma vitória. Conforme os dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube de Porangabuçu tem apenas 12,1% de chances de acesso à primeira divisão.

Dentre os problemas enfrentados na atual campanha do Vovô, se destacam o desempenho negativo como visitante e a fragilidade no setor defensivo da equipe. Atualmente, o Ceará possui a terceira defesa mais vazada do campeonato, com 20 gols sofridos, ficando atrás somente do Guarani e Ituano, equipes que ocupam a zona de rebaixamento da competição. Por isso, o fator defesa tem sido o principal alvo de atenções desde a chegada de Léo Condé ao time. Ao longo dos treinos, o comandante faz questão de priorizar a transição defensiva de sua equipe.

Quanto à campanha fora de casa, o escrete-preto-e-branco acumula o retrospecto de cinco derrotas, um empate e somente uma vitória, totalizando 19% de aproveitamento. Na próxima rodada, o Vovô enfrentará novamente um duelo fora de seus domínios. Visitando o Avaí na Ressacada, em Florianópolis (SC), o time espera encerrar a má sequência atuando fora de seus domínios.

Para superar o momento de instabilidade e se recuperar em busca do objetivo de acesso à Série A, o Alvinegro deverá priorizar o setor defensivo nas contratações desta janela de transferências. Além da chegada de um zagueiro, para repor a saída de Jonathan, o clube poderá trazer reforços para as laterais do plantel.

Segundo Condé, a diretoria alvinegra tem se movimentado pela contratação de jogadores que se adequem às necessidades do Vovô. “A direção está se movimentando, já chegou o Lucas e devem chegar mais umas três ou quatro peças. Mas não adianta trazer por trazer, temos que ser assertivos. A gente acredita que vindo atletas para agregar, temos tudo para fazer um bom restante de turno e, principalmente, um segundo turno forte”, afirmou o técnico.

Apesar do momento delicado, Condé se vê confiante em um bom desempenho de sua equipe para o restante da temporada. “Se virarmos o turno com 27 ou 28 pontos, temos tudo para brigar no segundo turno em busca de uma possível classificação para a primeira divisão”, finalizou o treinador.