Ceará leva gol nos acréscimos, perde para o Vila Nova e deixa G-4 da Série B

O resultado tira o Vovô do G-4 da Série B. De momento, fica na 5ª posição com 15 pontos. No domingo, 16, volta a campo às 16 horas, diante do Brusque-SC, fora de casa

21:04 | Jun. 10, 2024

Por: Victor Barros
Richardson, volante do Ceará, no duelo do alvinegro contra o Vila Nova-GO (foto: Gabriel Silva/Ceará SC)

Jogando fora de casa, o Ceará foi derrotado diante da equipe do Vila Nova-GO, por 3 a 2, nesta segunda-feira, 10, no Estádio Onésio Brasileiro (OBA), em Goiânia. Juan Christian,  João Vitor e Alesson fizeram os gols do Colorado, enquanto Raí Ramos e Erick Pulga descontaram.

O resultado tira o Vovô do G-4 da Série B. De momento, fica na 5ª posição com 15 pontos. No domingo, 16, volta a campo às 16 horas, diante do Brusque-SC, fora de casa.

Vila Nova 3x2 Ceará: o jogo

Depois de 10 dias sem entrar em campo, o Ceará retornou aos gramados já com um grande problema: ausência de Richard. O arqueiro alvinegro, com um estiramento muscular na parte posterior da coxa esquerda não esteve a disposição do técnico Vagner Mancini. Em seu lugar, Bruno Ferreira, que trabalhou cedo em Goiânia.

Logo aos cinco minutos, Junior Todinho ganhou disputa com a zaga alvinegro e saiu de cara com Bruno, que impediu o primeiro gol do Tigre. Porém, a postura inicial colorada logo daria resultado.

Em jogada individual, Juan Christian driblou o lateral-esquerdo Matheus Bahia, e mandou no canto, sem chance para defesa, tirando zero do OBA. 

A agremiação goiana seguia melhor e com mais posse de bola. O Alvinegro apostava na construção pelo lado esquerdo do campo, mas sem sucesso.

O Vila, por outro lado, continuou levando perigo. De longe, Elias Lira arriscou e a boa passou rente a trave de Bruno.

A primeira grande oportunidade do Vovô para empatar surgiu apenas aos 20 minutos. Matheus Bahia, que não fazia uma boa partida, conseguiu mandar um chute cruzado, que obrigou Dênis Júnior a realizar uma bela defesa.

Mesmo assim, a dificuldade do time cearense de construir era notória, especialmente pela atuação apagada do seu trio de meio, formado por Richardson, De Lucca e Lourenço.

Além disso, a defesa apresentava deficiência, tanto que por pouco, no minuto 29, Todinho, ficou cara a cara com Bruno Ferreira. Para sorte do escrete preto-e-branco, a bola saiu em tiro de meta.

Porém, quando o confronto entre Tigre e Vovô seguia para uma vitória parcial colorado, o zagueiro Juan Quintero, ex-Fortaleza, acabou cometendo pênalti em Erick Pulga. Na cobrança, Raí Ramos cobrou bem e deixou tudo igual.

Na volta do intervalo, o embate parecia um espelho dos 45 minutos iniciais, já que o Vila seguia mais com a posse e buscando o triunfo.

E essa vontade virou tento, aos quatro minutos, com João Victor, chutando de fora da área. O goleiro Bruno Ferreira acabou falhando no lance.

Mas o Ceará não demorou para assustar os torcedores do Vila que estavam no estádio. Facundo Barceló, artilheiro do alvinegro na Série B, cabeceou na trave.

Mancini mandou a campo Saulo Mineiro, Recalde e Paulo Victor. Essas alterações surtiram, já que o time mudou sua conduta. 

Mais incisivo e veloz, o Vovô começou a trabalhar mais suas cartadas para sair vitorioso. Foi então que em cruzamento de Saulo, Pulga igualou o marcador.

Praticamente na sequência desse momento, Saulo Mineiro teve a bola da virada, mas Dênis Júnior defendeu. 

O árbitro deu sete minutos de acréscimo, e foi justamente nesse lance que o duelo foi decidido. Após análise do VAR, foi assinalado pênalti para os donos da casa.

Alesson cobrou sem chances para Bruno Ferreira e deu o triunfo ao Tigre.

Vila Nova 3x2 Ceará - Ficha técnica

Vila Nova-GO

4-4-2: Dênis Júnior; Elias, Quintero, Jemmes e Rhuan; Cristiano (João Vitor), Geovane (Bruno Matias) e Igor Henrique (Apodi); Juan Christian (Luciano Naninho), Alesson e Júnior Todinho (Henrique Almeida).

Ceará

4-3-3: Bruno F; Raí Ramos, Jonathan, David Ricardo e Matheus Bahia (Paulo Victor); Richardson (Recalde), Lourenço (Lucas Mugni) e De Lucca (Castilho); Pulga, Aylon (Saulo Mineiro) e Barceló

Local: Estádio Onésio Brasileiro, em Goiânia-GO
Data: 10/06/2024
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani-ES
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer-PR e Arthur Pancieri Pires-ES
VAR: Daniel Victor Costa Silva-MG
Gols: Juan Chrstian (7'1T), João Vitor (4'2T) e Alesson (51'2T) - VNA; Raí Ramos (42' 1T) e Erick Pulga (29'2T)
Cartões amarelos: Dênis Júnior, Quintero, Igor Henrique, Alesson, Bruno Matias e Luciano Naninho (VNA); Jonathan, Matheus Bahia, Recalde e De Lucca (CEA)
Cartão vermelho: Vagner Mancini (CEA)