Joia alvinegra, zagueiro Jonathan tem multa milionária no Ceará e confiança de Mancini
Jonathan chegou ao Ceará em 2021 para compor o Sub-17. Três anos depois, tem vínculo firmado profissionalmente com o clube até 2025, com possibilidade de extensão contratualO zagueiro Jonathan Jesus assumiu a titularidade do Ceará na Série B do Campeonato Brasileiro ao lado de David Ricardo. Sob o comando de Vagner Mancini, o defensor de 20 anos está entre os destaques do clube no ano, vem chamando atenção do torcedor alvinegro e tem multa milionária.
Jonathan chegou ao Ceará em 2021 para compor o Sub-17. Três anos depois, tem vínculo firmado profissionalmente com o clube até 2025, com possibilidade de extensão contratual. O contrato tem multa rescisória de aproximadamente 6 milhões de dólares (cerca de R$ 30 milhões), conforme apurado pelo Esportes O POVO. O passe do defensor pertence 100% ao Alvinegro de Porangabuçu.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Desde a base, o desempenho do zagueiro tem despertado o interesse de gigantes do futebol brasileiro, como Athletico-PR e Flamengo. As procuras aconteceram em 2023, mas a diretoria alvinegra optou por manter o atleta.
Internamente, Jonathan é visto como um dos principais atletas formados na Cidade Vozão. Inclusive, o Ceará não tem interesse em negociar o atleta. O foco, atualmente, é desenvolver o defensor e, além disso, ter o retorno esportivo, antes do financeiro.
Leia mais
Confiança de Mancini
O defensor assumiu a titularidade do Ceará em virtude das lesões de Ramon Menezes e Matheus Felipe. Os desempenhos nos últimos três jogos, contra Operário-PR, CRB-AL e Chapecoense, resultou em elogios de Vagner Mancini na coletiva pós-vitória contra a 'Chape'.
De acordo com o comandante, Jonathan “vem muito bem” nos jogos. Esta, inclusive, não é a primeira vez que o zagueiro é elogiado pelo treinador alvinegro. Após a partida contra o ABC, pela Copa do Nordeste, Mancini o classificou como “melhor em campo”.
Chegada ao Ceará
Jonathan chegou ao Ceará em agosto de 2021 para realizar avaliação como atacante. À época, orientado por ex-volante João Marcos, responsável pelos treinamentos dos avaliados, passou a treinar como zagueiro.
No Sub-17, em 2021, participou da campanha do vice-campeonato do Cearense.
No ano seguinte, em 2022, Jonathan passou a integrar o Sub-20. Pela categoria, realizou dupla com David Ricardo e Yago Lincoln, zagueiros que também estão no profissional. Além disso, conquistou o Campeonato Cearense de 2023.
Durante a temporada passada, o defensor passou a incorporar o elenco profissional em treinamentos e, sob o comando de Eduardo Barroca, estreou profissionalmente contra o Atlético-GO, no dia 6 de junho de 2023. Na reta final da Série B, com Vagner Mancini de treinador, voltou a receber oportunidade, desta vez contra o Botafogo-SP.
O vínculo do zagueiro com o Ceará está enraizado na família. Jonathan é sobrinho do ex-volante Heleno, que compôs, ao lado de João Marcos e Michel, o “trio de ferro”.