Estreante na Série B, Amazonas tem apenas 4 anos de história e crescimento rápido

Nesta atual temporada, a equipe perdeu o torneio local para o Manaus. Na Série B, chegou a sua primeira vitória no último sábado, 11, diante do Santos

O Ceará enfrenta nesta quarta-feira, 15, a equipe mais jovem da Série B do Brasileiro e uma das mais novas do Brasil, também. Fundado em 2019, o Amazonas completa cinco anos de vida no próximo dia 23. Porém, mesmo em pouco tempo, a equipe do Norte vem chamando atenção do país.

Logo no ano de fundação, a Onça já conquistou seu primeiro título: a Série B do Campeonato Amazonense. À época, comandada pelo técnico Lecheva, a agremiação já dava seus primeiros grandes passos no cenário nacional.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Disputa da quarta divisão e acesso

No Entanto, foi apenas em 2022 a aparição inaugural do clube para o Brasil. Após ficar em terceiro lugar no estadual de 2021, o time carimbou vaga na Série D da temporada seguinte.

A disputa da quarta divisão foi histórica. Batendo a Portuguesa-RJ na fase de quartas de final, os aurinegros conseguiram o acesso à terceira divisão de 2023, ano esse que seria o mais marcante para o escrete de Manaus.

Primeiro título estadual e vaga na Série B

Logo no início, o clube foi campeão do Campeonato Amazonense, passando pelo Manauara na grande decisão. Todavia, o roteiro especial estava reservado para a competição nacional.

Quando achava-se que seria uma disputa apenas por permanência, visto que era o estreante no torneio, os amazonenses surpreenderam.

O primeiro jogo foi de derrota para o Brusque. Porém, depois, veio uma sequência de 10 jogos sem saber o que era perder. Mesmo com "apagão" na reta final, a gordura acumulada garantiu a vaga no mata-mata da C.

Os dois revés logo de cara levaram a demissão do técnico Rafael Lacerda. Luizinho Vieira assume e tudo muda.

A chegada à Série B veio após triunfo contra o Botafogo-PB, em Manaus. Com 44.500 torcedores, a Arena da Amazônia registrou seu maior público na história.

Com a vaga na segunda divisão, o objetivo agora seria o título. E ele veio depois de vitória diante do Brusque, fora de casa.

Ano de 2024 e triunfo contra o Santos

Nesta atual temporada, a equipe perdeu o torneio local para o Manaus. Na Série B, chegou a sua primeira vitória no último sábado, 11, frente ao Santos.

Na Copa do Brasil, o Amazonas disputa a terceira fase contra o Flamengo. No Maracanã, derrota por 1 a 0, no último dia 1º de maio. O duelo da volta está marcado para 22 de maio, às 21h30min, na Arena da Amazônia. 

Em seu elenco estão velhos conhecidos do Ceará, como os atacantes Jô e Dentinho, além do técnico Adilson Batista.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar