Richard supera Adílson em ranking de pênaltis defendidos pelo Ceará no século XXI

O atual camisa 1 do Vovô foi o herói do título do Nordestão de 2023 e Cearense de 2024, ambos decididos em disputa por pênaltis

20:00 | Abr. 23, 2024

Por: Mateus Moura
Goleiro Richard no jogo Ceará x Fortaleza, no Castelão, pela final do Campeonato Cearense 2024 (foto: Lucas Emanuel/FCF)

Herói dos últimos dois títulos conquistados pelo Ceará, o goleiro Richard tem se notabilizado como um exímio pegador de pênalti. O atual camisa 1 do Alvinegro, inclusive, ultrapassou Adilson e se tornou o arqueiro do clube de Porangabuçu que mais defendeu penalidades desde 2001. O levantamento foi feito pelo historiador e ex-árbitro de futebol Mauro Bastos.

Ao todo, Richard já defendeu sete cobranças de pênalti vestindo a camisa do Ceará. Deste número, cinco ocorreram em disputas por penalidades. As mais recentes foram exatamente nas finais que se consagrou herói: contra o Sport, pela decisão da Copa do Nordeste de 2023, e diante do Fortaleza, pela final do Campeonato Cearense deste ano.

Em ambas finais, o goleiro pegou duas cobranças e foi peça fundamental para a conquista do título. Outro momento importante aconteceu na estreia do Vovô na Série B 2024, quando Richard defendeu pênalti batido por Thiago Galhardo, evitando assim que o Goiás abrisse 2 a 0 no placar — posteriormente, o Alvinegro empatou a partida.

+ Confira mais notícias do Ceará Sporting Club

Assim, Richard superou o ex-goleiro e ídolo do Ceará, Adilson, que encerrou a carreira com seis pênaltis defendidos pelo Vovô — todos no tempo regulamentar do jogo e três foram em duelos contra o rival Fortaleza. Não à toa, Adilson ganhou o apelido de “Paredão” pela torcida alvinegra.

O restante da lista, considerando de 2001 até 2024, é composta por Fernando Henrique (cinco pênaltis defendidos), João Ricardo (quatro pênaltis defendidos) e Fernando Prass (dois pênaltis defendidos).

Maiores pegadores de pênaltis do Ceará no século:

  • Richard: 7 penais defendidos (cinco em disputas de pênaltis)
  • Adilson: 6 (todas durante o jogo)
  • Fernando Henrique: 5 (cinco em disputas de pênaltis)
  • João Ricardo: 4 (três em disputas de pênaltis)
  • Fernando Prass: 2 (uma em disputa de pênaltis)

Fonte: Mauro Bastos