Ceará domina Goiás, mas só empata em estreia na Série B 2024

Gols do empate em 1 a 1 foram anotados no primeiro tempo por Paulo Baya para o Esmeraldino e Lourenço para o Alvinegro de Porangabuçu

O Ceará iniciou a Série B do Brasileirão de 2024 com um empate. Em uma partida agitada, na noite deste sábado, 20, o Alvinegro de Porangabuçu ficou no 1 a 1 com o Goiás na Arena Castelão. Os dois tentos foram anotados no primeiro tempo.

Aos 18 minutos, Paulo Baya abriu o marcador para o Esmeraldino em um lance de contra-ataque do time goiano. Aos 45 minutos, de pênalti, Lourenço deixou tudo igual para o Vovô, que com o ponto somado ocupa provisoriamente a nona colocação na tabela.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Ceará volta a campo em nove dias, quando enfrenta o Mirassol fora de casa na segunda-feira, 29, às 19h30min, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol, São Paulo.  

Ceará x Goiás - como foi o jogo

Os desenhos táticos dos times deram a tônica do embate. Num típico 4-3-3, o Ceará foi dominante com a posse de bola e a presença ofensiva nos primeiros minutos, tentando pressionar o Goiás para entrar na pequena área. Já a equipe esmeraldina, num 5-3-2, povoava o próprio campo defensivo e, com cinco atletas na última linha, e se defendia bem.

Nesse enredo, o Vovô, ainda que apertando o adversário, só conseguiu fazer a primeira boa finalização 12 minutos após o apito inicial. Foi com um passe de quebra linha que Saulo Mineiro avançou e, na entrada da pequena área finalizou, mas a bola foi para fora. 

O lance acabou sendo fundamental ao dois times porque os dois atletas envolvidos — o atacante do Alvinegro e o zagueiro Messias — foram substituídos por lesão na coxa. A mudança não desanimou o Ceará. Quatro minutos depois, em um lance de ataque rápido, Erick Pulga colocou uma bola na trave. 

Vendo o time de Mancini cada vez mais avançado, no entanto, o Goiás encontrou oportunidade em espaços defensivos deixados para atacar e abrir o placar no Gigante da Boa Vista. Aos 18 minutos, após um longo passe de Thiago Galhardo, Paulo Baya, com liberdade, invadiu a área e finalizou no fundo das redes. O tento deixou o jogo ainda mais agitado.

Aos 27 minutos, indo mais ao ataque, o Goiás ainda teve um pênalti marcado ao seu favor, batido por Thiago Galhardo, mas Richard defendeu a cobrança. E no último minuto do primeiro tempo, Lourenço deixou tudo igual após pênalti feito por Lucas Ribeiro em cima de Erick Pulga.

Na segunda etapa, o jogo se desenhou com ainda mais intensidade. O Ceará seguiu com o protagonismo, mas o Goiás se apresentava de maneira mais confortável, indo mais ao ataque que na primeira etapa e oferecendo perigo a meta de Richard, que operou alguns milagres até o apito final. Aos 21 minutos, a equipe de Zanardi até chegou a marcar um tento, que foi anulado pela arbitragem. 

O Ceará encontrava dificuldade frente a defesa tão fechada do time goiano e, com objetivo de tentar maiores infiltrações, o técnico Vagner Mancini sacou duas substituições. Guilherme Castilho ocupou o meio de campo na vaga de Lucas Mugni e Janderson encontrou no ataque no lugar de Aylon. A equipe seguiu pressionando o time visitante, mas não aproveitou as chances criadas.

O Alvinegro terminou a partida com 66% de posse de bola e 21 finalizações.

FICHA TÉCNICA: CEARÁ 1 X 1 GOIÁS 

Ceará

4-3-3: Richard; Raí Ramos, Matheus Felipe, David Ricardo e Matheus Bahia; Richardson, Lucas Mugni (G. Castilho) e Lourenço (Barceló); Aylon (Janderson), Erick Pulga e Saulo Mineiro (Jorge Recalde). Téc: Vagner Mancini.

Goiás

5-3-2:Tadeu; Dieguinho, David Braz, Lucas Ribeiro, Messias (Edson Felipe) e Sander; Marcão, Wellington (Herculano), Rafael Gava (L. Henrique); Paulo Baya (Cristiano) e Thiago Galhardo (Nathan Melo). Técnico: Márcio Zanardi.

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE
Data: 20/04/2024
Árbitro: Lucas Canetto Bellote-SP
Assistentes: Leandro Matos Feitosa-SP e Rafael Tadeu Alves de Souza-SP
VAR:Jose Claudio Rocha Filho (VAR-FIFA)
Gols: Paulo Baya (18'/1°T), Lourenço (45'/1°T)
Cartões amarelos: Aylon (CEA); Messias, Wellington, Tadeu, Cristiano (GOI)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ceará Sporting club Goiás Esporte Clube Resultado Ceará Goiás Brasileirão Série B 2024 Ceará goiás futebol

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar