Ceará compra mais 40% dos direitos econômicos de David Ricardo

Com contrato até 2026, o zagueiro foi comprado pelo Ceará ao final da temporada de 2022, quando o Alvinegro adquiriu 50% por R$ 400 mil

08:37 | Abr. 09, 2024

Por: Rangel Diniz
David Ricardo comemora gol no jogo Ceará x Atlético-CE, no PV, pelo Campeonato Cearense 2024 (foto: AURÉLIO ALVES)

Após ser campeão estadual, o Ceará começou a fazer movimentações para proteger seus jogadores na janela de transferências, antes mesmo de ir ao mercado. Para começar, efetuou a compra de mais 40% dos direitos econômicos do zagueiro David Ricardo junto ao Fluminense-PI, clube que o revelou. Com isso, o Vovô acumula 90% dos direitos do jovem defensor de 22 anos.

Com contrato até 2026, o zagueiro foi comprado pelo Ceará ao final da temporada de 2022 – na qual jogou emprestado, quando o Alvinegro adquiriu 50% por R$ 400 mil. Sabendo do potencial, a equipe de Porangabuçu resolveu adquirir uma nova fatia da porcentagem. A medida deve ser adotada, também, com outros atletas do elenco nas próximas semanas.

Em 2024, David Ricardo soma onze jogos, nos quais passou sete deles sem sofrer gols. Anotando ainda dois tentos marcados no ano e sendo importante para Alvinegro nos jogos decisivos e Clássicos disputados. Na final do Cearense de 2024 que resultou em título para o plantel preto-e-branco, o zagueiro começou no banco, mas entrou logo no começo por uma lesão de Ramon Menezes.

Na última janela de 2023, o jogador atraiu interesse de clubes de Portugal e da Dinamarca. Ele, inclusive, revelou que já chegou a receber proposta oficial do Gil Vicente-POR , mas optou por permanecer no Alvinegro. O defensor esteve na mira do Braga e Gil Vicente, de Portugal, e do Viborg FF, da Dinamarca, apurou o Esportes O POVO.

“É verdade. Nesta [última] janela de transferências de 2023 eu recebi uma [proposta] do Gil Vicente, de Portugal, da primeira divisão. Mas conversando com meus empresários, conversando com o presidente, achamos melhor ficar no Ceará para tentar ajudar ali na retomada para a Série A. Infelizmente não foi possível [...] O futuro está em aberto. Tenho contrato com o Ceará até 2026”, disse em entrevista ao programa Cidade Verde Esporte, do Piauí, em dezembro.

Durante a mesma entrevista, David Ricardo voltou a destacar o sonho de jogar no futebol europeu, mas ressaltou que o objetivo principal, no momento, é colocar o Ceará na Série A.

“Desde pequeno sempre sonhei grande. Graças a Deus hoje estou em um grande clube, que é o Ceará, uma massa muito grande. Mas almejo jogar na Europa, é o meu sonho. Isso já deixei claro. Venho treinando muito forte e fazendo jogos bons para poder ter a oportunidade de realizar meu sonho. Mas, agora meu principal objetivo é botar o Ceará na Série A, que é onde o clube merece estar pela grandeza e história”

O Ceará volta a campo nesta quarta-feira, 10, às 21h30. Na ocasião, disputará jogo único contra o Sport em partida válida pelas quartas de final da Copa do Nordeste de 2024. Atual campeão, o Ceará já contava com David Ricardo no jogo do título da temporada passada contra a mesma equipe pernambucana.

Com informações do repórter Horácio Neto